2022/11/15

Show de montarias e emoção marcam rodeio em Ponte Alta do Tocantins

Os moradores lotaram as arquibancadas da arena de rodeio durante os três dias de festa alusivos ao aniversário de 64 anos de Ponte Alta do Tocantins. O rodeio teve início na sexta-feira, 10, e foi finalizado no domingo, 13. Apesar de algumas provas terem ocorrido na sexta-feira, 10, a abertura oficial do rodeio ocorreu no sábado, 12, com o pronunciamento das autoridades.

As festividades de aniversário foram promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, em parceria com o Governo do Estado, deputado federal Eli Borges e deputado estadual Cleiton Cardoso. O evento contou com a presença das autoridades parceiras que foram recepcionadas pelo prefeito Kleber do Sacolão e equipe municipal.

Provas

O rodeio contou com a animação do locutor Delcivan Moreno e a organização da Cia de Rodeio JR. A população marcou presença durante os três dias e torceu pelos competidores, especialmente pelos 18 pontealtenses. No total, 22 peões competiram nos fortes e pesados touros. A cada montaria os olhos de todos eram fixos no peão que concentrava toda força e técnica em se manter em cima do animal.

As provas foram divididas em duas turmas de 12 competidores, levando oito para a disputa final no domingo, 13, sendo oito pontealtenses. A final contou com muita emoção, mas teve como grande campeão o santaterezense Paulo Vaqueiro, 24 anos. O vencedor já morou em Ponte Alta e é colecionador de prêmios no rodeio.

“Pratico o esporte há cerca de oito anos. Já venci mais de dez prêmios, neste ano já ganhei uma moto, premiação em dinheiro, e percorro o Estado quando o trabalho me permite, para competir. Graças a Deus hoje mais um prêmio, é uma honra, gratificante pra mim, já venci aqui outras vezes e só tenho a agradecer a Prefeitura e organização por me considerar um peão da cidade”, comemorou.

Premiação

O primeiro colocado foi premiado com R$ 1 mil. O vice-campeão foi o cowboy Manoel Victor (Dedé), de Itaporã, premiado com R$ 800. Já o terceiro lugar foi do pontealtense Jânio Cássio, que recebeu o valor de R$ 700. O quarto colocado recebeu R$ 600, e foi o peão de rodeio Hugo da Silva. O quinto lugar ficou com o pontealtense Romário Nunes, premiado com R$ 500.

Homenagens

O prefeito Kleber do Sacolão, ao lado da primeira-dama Rosana Farias, reforçou que o município merece as festividades e falou da satisfação em promover um evento de grande porte.

“Hoje podemos comemorar juntos com toda a comunidade sentindo o calor humano. Graças às nossas parcerias conseguimos realizar essa grande festa. O que tenho a dizer para a nossa gente é a palavra gratidão, pois quando cheguei aqui em 2002 fui tão bem recebido que agora, após ter tido a oportunidade de ser prefeito, quero também bem receber a todos para comemorar juntos o 64º aniversário do Município com essa brilhante festa e com grandes parceiros que se fazem presentes, além das obras e realizações que vão fechar o nosso mandato, dando mais alegria ao nosso povo”, comentou o gestor.

O governador Wanderlei Barbosa foi representado no evento pelo vice-governador eleito, Laurez Moreira, que disse estar feliz em participar. “Para mim é motivo de muito orgulho estar presente neste momento em que a cidade comemora 64 anos. Tenho muita satisfação em ser um tocantinense nato, conhecer todas as cidades, e assim, deixo meu abraço a todos os pontealtenses”, disse.

O deputado estadual Cleiton Cardoso reforçou sua parceria com o município. “Quero parabenizar o prefeito Kleber pelo trabalho que vem fazendo em Ponte Alta. É uma satisfação estar aqui sendo o meu segundo mandato como deputado majoritário desta cidade. Quero retribuir tudo isso com o meu trabalho e dedicação. Desejo a todos um feliz aniversário e já deixo autorizado que no próximo ano vamos ter rodeio novamente”, anunciou.

Quem também homenageou o município foi a vice-prefeita Juliana Gastaldi. “Essa festa foi feita para a comunidade com muito carinho. Nossa equipe vem trabalhando há vários dias para que todos aproveitem bastante. Muito obrigada aos nossos visitantes, são sempre muito bem-vindos e boa festa a todos”.

O presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino (Taquara) afirmou que a festa também é muito importante para a comunidade. “É uma grande satisfação estar aqui hoje, depois de dois anos no maior evento do município que é o aniversário da cidade. Essa arena lotada é muito lindo de se ver, o aniversário movimenta todos os seguimentos da nossa sociedade e isso é muito gratificante. Parabenizo o prefeito Kleber por colocar o aniversário da cidade como um dos maiores eventos da região do Jalapão”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Tiago Cunha, relembrou que o município tem muito a comemorar. “Só temos a agradecer a presença de cada um, pois essa homenagem é para todos os pontealtenses, que merecem, pois somos um povo batalhador, guerreiro, e precisamos agradecer a Deus pela nossa cidade, já que 17 pessoas nos deixaram nesta pandemia e nós temos o privilégio de estarmos juntos festejando o 64º aniversário de Ponte Alta. Desejo uma boa festa a todos”, disse.

Também parabenizaram o município os prefeitos das cidades vizinhas: o presidente do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), prefeito de Mateiros, Pastor João Martins; além do prefeito de São Félix, Carlão, que esteve ao lado da primeira-dama Ivete Pereira. O momento contou ainda com a presença dos demais secretários e vereadores, além dos vereadores de Palmas, Pedro Cardoso, e de Porto Nacional, Charles Rodrigues.

A noite de homenagens contou com um show de fogos de artifícios. Os fogos iluminaram o céu pontealtense e chamaram a atenção dos moradores.