2022/10/21 Secretaria Municipal de Administração

Servidoras municipais recebem orientações quanto ao Outubro Rosa

Outubro Rosa

Neste mês de outubro, os esforços para a prevenção ao câncer de mama e saúde da mulher se concentram com maior ênfase. A Saúde Municipal de Ponte Alta do Tocantins também aderiu à campanha Outubro Rosa e realizou na manhã desta sexta-feira, 21, um café da manhã com servidoras municipais, para tratar do assunto.
As servidoras se reuniram no gabinete da Prefeitura, onde ouviram orientações esclarecedoras quanto à necessidade e como se prevenir do câncer de mama e câncer do colo do útero. O evento foi iniciado pelo secretário municipal de Administração Wagner Carvalho, que deu as boas-vindas às mulheres e abordou o assunto reforçando a importância em cuidar da saúde feminina.
“É muito relevante essa ação, porque é necessário se informar para se prevenir. Muitos casos de câncer já foram superados por que foram detectados precocemente. Já tivemos aqui a carreta de do Hospital de Amor, foi muito importante, e é necessário que todas as mulheres tenham uma atenção especial, e também os homens para apoiar e incentivar a prevenção”, comentou o secretário.
A coordenadora de Atenção Básica, Thaynara Suellen, realizou uma minipalestra sobre o assunto e reforçou que o município oferta toda a atenção à saúde da mulher. “Há décadas existe esse projeto, e sabemos que não é só nesta data que nós mulheres devemos nos cuidar, mas durante todo o ano. A Gestão Municipal está mostrando que se importa com a saúde da mulher. O Câncer de mama é o que mais mata em mulheres, o segundo mais incidente no Brasil entre homens e mulheres. Se descoberto há tempo o prognóstico é bom, como todo câncer”, comentou.
A coordenadora pontuou ainda sobre o câncer do colo do útero, que tem grande incidência no município e é diagnosticado por meio do exame preventivo. A doença tem como maior causa o vírus HPV. Uma das formas de prevenção ao vírus, que poder ser contraído por relações sexuais, é a vacina, disponível para adolescentes pelo SUS.
“Ao longo do mês continuares com ações alusivas ao tema, com salas de espera nas unidades de saúde e palestra em escola. Estamos de portas abertas para atender as mulheres, fazer os encaminhamentos para os exames preventivos, seja por meio da regulação estadual ou pelo Hospital de Amor”, concluiu Thaynara.
Ao final o café da manhã foi servido às mulheres e a todos os servidores.