2023/11/21 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Rodeio leva emoção e alegria para o público no aniversário de Ponte Alta do Tocantins

Com 14 competidores pontealtenses, o rodeio deixou o público em polvorosa e emocionado. As montarias fizeram os torcedores expressarem  sentimentos de aflição e vibrações positivas pela integridade dos corajosos peões

Mesmo em meio ao avanço da tecnologia, mudança de hábitos e a constante evolução da modernidade, o município de Ponte Alta do Tocantins mantém uma das tradições mais antigas e apaixonantes para os moradores: o Rodeio em Touros e Cavalos, que foi realizado durante as comemorações do aniversário dos 65 anos da cidade. Emoção, torcida e muita expectativa tomaram conta do público presente nos três dias de evento.

A arena montada na entrada da cidade foi tomada pelos moradores e visitantes que fizeram questão de comparecer para ver de perto a coragem e determinação dos dedicados peões, além de torcer muito, especialmente pelos participantes pontealtenses.

O rodeio teve início na sexta-feira, 17, sendo comandado pelo locutor Delcivan Moreno, que com carisma e alegria animou o público. Brincadeiras, interação com a comunidade, além de emoção e tradicionalismo compuseram o cenário da arena até o domingo, 19, quando foi encerrada a programação.

O rodeio foi aberto oficialmente no sábado, 18, quando as autoridades municipais e visitantes adentraram a arena e falaram ao público, entre elas o prefeito Kleber do Sacolão e primeira-dama Rosana Farias, vice-prefeita Juliana Gastaldi, deputados Ricardo Aires e Cleiton Cardoso, secretários municipais e vereadores, além do prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, e de Lagoa do Tocantins, Leandro Soares.

As noites de rodeio emocionaram também pelo show de iluminação na arena, com desenhos diversos, além do show pirotécnico no céu, que ocorreu no sábado, 18.

Provas

No total, o rodeio teve 28 peões inscritos, sendo 14 de Ponte Alta. As provas ocorreram nas modalidades em touros e cavalos, sendo o total de R$ 12 mil em premiação ofertados pela Prefeitura. As provas foram realizadas sob a organização da Cia de Rodeio JR, e contou com o trabalho de excelência da madrinheira Debora Oliveira, que demonstrou agilidade e desenvoltura ao dar o suporte necessário aos peões na arena.

A cada montaria o público vibrou, se emocionou e se preocupou com a performance e integridade dos peões. O objetivo de se manter por oito segundos sobre o lombo dos animais é desafiador. Além de muita técnica, os peões mostraram coragem, força e determinação ao lutar contra os pesados animais, que chegavam a pesar toneladas.

A grande final, no domingo, reuniu os cinco melhores colocados das montarias em touro e cutianos. Na premiação geral o grande vencedor da modalidade em touros foi o peão pontealtense Romário Nunes, com 169,5 pontos, levando a premiação de R$ 2.200.

Romário disse que onde for, vai levar o nome de Ponte Alta pelos rodeios do Brasil. “Para mim é gratificante vencer aqui, tem uma pressão maior, o psicológico tem que estar firme, temos uma torcida, mas é preciso manter a calma. Eu treinei muito para sair daqui vitorioso, sempre penso no plano A e Deus tem me abençoado. A torcida fez toda a diferença, a minha mãe me apoia muito, eu venho através disso, assim como meus irmãos, e onde eu for vou levar o nome da minha cidade”, comemorou.

Na mesma modalidade ainda houve o pontealtense Wllian Pinto como vice-campeão, com 166 pontos, seguido do competidor Paulo Vaqueiro, com a pontuação de 165,50. O quarto e o quinto colocados foram os peões também pontealtenses Marlon Santos, com 156 pontos, e Cloves Henrique, com 77,5 pontos, respectivamente.

Já no rodeio em cutianos o campeão foi o peão Vilson Martins, com 217, 50 pontos. Veterano em rodeio, Vilson, 56 anos, é da cidade de Herculana (PR), e coleciona prêmios nos seus 37 anos de carreira.

“Faço parte da seleção abrasileira do Cutiano e tenho participado de várias etapas. Já consegui em prêmios 13 carros, uma caminhoentes e 31 motos, além de ser tricampeão brasileiro pela Federação Brasileira. No Tocantins tem muitos lugares que é a primeira vez que participo e em Ponte Alta foi tudo bem organizado. O que a gente sempre pede é que cada vez mais o rodeio e as premiações sejam valorizados, pois os peões são os que mais se dedicam”, ressaltou o competidor.

A premiação do rodeio foi entregue pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Tiago Cunha, e vereador Railton Faustino (Taquara). Além dos valores em dinheiro de R$ 2.200 para o grande campeão, R$ 1.200 para o vice-campeão, R$ 1 mil para o terceiro colocado, R$ 900 para o quarto lugar e R$ 700 para o quinto colocado, entregues tanto modalidade em cavalos quanto em touros, os três primeiros do pódio levaram um cinturão com uma fivela personalizada, que vão eternizar o momento de vitória.