2023/11/20

Cavalgada histórica marca os 65 Anos de Ponte Alta do Tocantins

Um evento cheio de emoção, resgate da cultura local e tradições sertanejas marcou o aniversário de Ponte Alta. O imponente desfile dos cavaleiros e amazonas foi um dos maiores já realizados na região e reuniu centenas de moradores e visitantes

Ponte Alta do Tocantins realizou a maior cavalgada já vista no Jalapão em um dia histórico para a região. O evento promovido pela Prefeitura marcou um momento único em comemoração aos 65 Anos de Emancipação Política do município, recebendo visitantes de diversas localidades para comemorar. Ponte Alta é um dos municípios que ainda reforça a cultura sertaneja raiz, que remonta dos antigos tropeiros que tinham que andar em grupos com os animais.

A cavalgada já se consolidou com uma tradição e neste ano trouxe um recorde de público e muitos elogios. O evento é um dos momentos mais aguardados pela população, e neste ano contou com um grande número de pessoas nas ruas, ansiosas em ver de perto o desfile dos cavaleiros e amazonas. Realizada no sábado, 18, foi uma das maiores da cidade, com a presença das comitivas, autoridades e comunidade em geral. O momento foi cheio de emoção, e ao longo do percurso, relembrou as histórias sertanejas que são o berço da cultura local.

Expectativa

A concentração foi no portal de entrada da cidade, local em que os trajes dos cavaleiros e amazonas e os belíssimos animais foram registrados em muitas fotografias. Também na entrada diversas comitivas já aguardavam o encontro com muita animação e em clima de festa. O prefeito Kleber do Sacolão percorreu todo o percurso a cavalo, e antes de iniciar, lembrou da importância da cavalgada para a comunidade.

“Quero agradecer a Deus por essa data maravilhosa, o 65º aniversário de Ponte Alta, e dizer a todos os munícipes que sejam bem-vindos, que possamos recepcionar os visitantes das cidades vizinhas para festejar esse momento ímpar. Agradeço aqui todos os líderes políticos e nossos apoiadores nesta festa, como o Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, a nossa Câmara Municipal, deputados Cleiton Cardoso, Eli Borges, Ricardo Aires, que nos ajudam no desenvolvimento político da cidade. Só agradeço a Deus pela oportunidade de comemorarmos!”, comentou o prefeito.

O gestor recepcionou ainda o secretário estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, que no ato representou o governador Wanderlei Barbosa. Deusiano deixou a mensagem do chefe do Executivo Estadual para os pontealtenses. “Esse é um evento muito importante par a região, e trazemos essa mensagem para que seja sempre um município de sucesso, com muita alegria comemorando esses 65 anos, e que a população continue satisfeita com a Gestão, que promove essa grande festa!”, disse.

Quem também marcou presença no evento foi o deputado estadual Cleiton Cardoso, ao lado do vereador palmense Pedro Cardoso. Cleiton se referiu à tradição da cavalgada como uma das mais importantes do Tocantins. “Para mim é uma satisfação muito grande participar da cavalgada nesse município que tenho orgulho em representar. Quero parabenizar a Gestão pela organização desse belo evento e pela administração que vem fazendo. Isso é uma forma da gente retribuir pois tenho uma forte ligação com essa cidade”, destacou.

Percurso

Centenas de cavaleiros e amazonas participaram do percurso que passou pelas principais ruas e avenidas da cidade. À frente da cavalgada abriram as comitivas as porta-bandeiras, distribuindo elegância e desenvoltura nos animais. Entre as autoridades também participaram o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Barros e demais vereadores, o secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Tiago Cunha, o pároco da cidade, e o padre Edivaldo Roberto, juntamente com o padre Wanderson Silva, de Monte do Carmo.

O evento também foi marcado pela participação da Polícia Montada, liderada pelo comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Bruno Coelho. Os militares também desfilaram nos imponentes animais e garantiram a segurança do percurso, que ainda contou com o apoio de agentes do Detran.

Ao longo do trajeto, além de muita emoção, a comunidade esperou com expectativa o desfile. A primeira comitiva a desfilar foi a Tradição Sertaneja, que enfeitou a cavalgada vestidos de verde. Em seguida foi a vez dos integrantes da Baixão do Porco, além da Muladeiros, Rota das Cavalgadas, Fazenda MG, Fazenda Emenda, Comitiva dos Amigos. O encerramento foi na ponte de concreto, ao lado do palco central das comemorações.