2020/04/22

Rio Ponte Alta tem maior cheia de todos os tempos

Na ultima segunda-feira, 20, o Rio Ponte Alta, o mesmo que deu origem ao nome ao Município e perpassa a Cidade, teve a maior cheia já vista. O Rio subiu mais de 80 centímetros acima da ponte de madeira, cartão portal da Cidade, trazendo prejuízos a moradores.

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins, através das secretarias de Obras, e Meio Ambiente e Turismo, deu apoio para retirada das pessoas e pertences dos moradores afetados, juntamente com a ajuda da comunidade.

Uma casa e um ponto comercial desabaram por causa da cheia do Rio. Também ficou inundado um parque de diversão se que encontra montado no estacionamento da praia. Os prejuízos foram materiais e sem nenhuma vitima.

A Prefeitura Municipal disponibilizou o Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira Medeiros para abrigar as famílias afetadas. A brigada Civil Municipal está fazendo o levantamento de quantitativos de ribeirinhos afetados pela cheia, perdendo suas casas, lavouras, animais entre outros bens.

A Equipe Municipal da Brigada Civil juntamente com a comunidade fez a limpeza da ponte de madeira que ficou cheia de galhos, troncos, palhas de buritis entre outros entulhos pelas águas. O serviço foi acompanhado pela Brigada Civil Estadual que repassou as orientações para melhor retirada e segurança de todos os envolvidos.

O engenheiro da Prefeitura, responsável por fiscalizar as obras municipais já foi acionado para periciar e analisar o estrago causado pela enchente na ponte de madeira e demais locais, para evitar maiores prejuízos.

O prefeito Kleber do Sacolão ressaltou que a enchente assustou a todos. “Essa foi a maior enchente já vista no Município até hoje, a água do rio nunca tinha chegado a está altura. A Prefeitura vai dar apoio às famílias afetadas e as equipes municipais estão fazendo todo levantamento para ver os prejuízos causados aos moradores ribeirinhos”, disse.

A Prefeitura Municipal destaca ainda a importância de todos os munícipes evitarem ficarem às margens do Rio, pois as águas ainda estão fortes e podem fazer vitimas de afogamento, além de doenças, e ataques de animais peçonhentos trazidos pela cheia.

Fonte: Cleber Matos Fotógrafo