2019/11/23

Programa Criança Feliz recebe visita técnica de monitoramento

Equipe Estadual e Municipal do Programa Criança Feliz

Fonte: Cleber Matos Fotógrafo

Na última quinta-feira, 21, o Programa Criança Feliz (PCF), recebeu a visita técnica de monitoramento in loco no Município, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Gerência de Proteção Social Básica e Coordenação do Programa Criança Feliz.

Além do Município de Ponte Alta do Tocantins, a visita foi realizada em mais três cidades: Lagoa do Tocantins, Rio Sono e Novo Acordo e teve como objetivo prestar orientações acerca da execução do PCF, Funcionamento do comitê gestor e demais demandas apresentadas pela equipe.

Um lanche servido a todos deu inicio aos trabalhos.

A equipe que realizou a visita técnica foi composta pela coordenadora estadual PCF, Katilvânia de Souza Guedes, pela  técnica em coordenação estadual, Cintia Lopes de Oliveira e a componente do comitê estadual do PCF representando a educação, Fernanda Silva Cerqueira. Para a Coordenadora Estadual PCF, Katilvânia de Souza, “o objetivo é dar apoio técnico a todas as equipes, no sentindo de qualificar e aprimorar o trabalho e as ações do PCF nos municípios”, que a equipe estadual também em parceria com comitê gestor estadual, que é órgão do programa e presta apoio de está junto com equipe estadual, fortalecendo o trabalho da intersetorialidade nos municípios e destacou ainda “ a equipe estadual ela tem essa responsabilidade de prestar esse apoio a todos os municípios e que até dezembro está fechando apoio aos 51 municípios com adesão ao programa”.

A visita em primeiro momento realizou reunião com as equipes municipais que atuam direta ou indiretamente no programa, sendo: prefeito, representado pelo secretário de administração, secretaria municipal de administração,  supervisor e coordenador, visitador, coordenador do Cras, Comitê Gestor Municipal, representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e demais envolvidos.

Foram abordadas questões gerais do programa: importância da primeira infância para o bom desenvolvimento da criança, participação das politicas envolvidas no programa com foco na intersetorialidade, articulação do programa com os serviços continuados e demais programas ofertados pelo Cras, fluxograma de encaminhamentos das demandas das famílias atendidas pelo Programa  para a rede intra e intersetorial.

Sendo assim feita uma  explanação de que é o programa, quem participa sendo destacado ainda que o Ponte Alta aderiu o PCF há dois anos e cinco meses, e é exemplo e destaque a ser seguido.

A supervisora do PCF do Município, Rosilene Albrecht Smaniotto , apresentou toda a equipe e agradeceu a cada um presente,  explicando a  importância do programa na vida das crianças atendidas.

Ao final a equipe estadual acompanhou de perto o trabalho das visitadoras no atendimento às crianças, e feita uma avaliação da equipe que realiza visitas e ações.