2023/08/31

Programa Criança Feliz promove Palestra sobre cuidados na Primeira Infância

Encontro abordou a amamentação

Com foco em abordar os cuidados com a Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponte Alta do Tocantins realizou nesta quarta-feira, 30, uma palestra, voltada às beneficiárias do Programa Criança Feliz. O encontro ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no final da tarde.

Atualmente o Programa conta com 100 beneficiários, sendo 13 gestantes, além de crianças de 0 a 3 anos inseridas no Cadastro Único, crianças de 0 a 6 anos e famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ao dar as boas-vindas às participantes, a secretária municipal de Assistência Social, Rosana Farias, agradeceu a presença de cada uma. “A Primeira Infância é uma fase muito importante, porque é quando a crianças tem todos os estímulos para se desenvolver bem. Agradeço a presença de todas vocês, de toda a nossa equipe, pois o Criança Feliz é um programa muito bom, que além de atender as grávidas, atende também as crianças”, declarou.

A supervisora do Programa Criança Feliz, Patrícia Ribeiro, disse que o objetivo do evento é conscientizar a população sobre os cuidados dos primeiros anos de vida da criança. “O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com as prefeituras do País, para que as famílias possam desenvolver e estimular o desenvolvimento integral das crianças. As famílias participantes são acompanhadas pelas visitadoras semanalmente”, ressaltou.

A palestra da noite foi ministrada pela enfermeira Roseane Matos, que falou às mamães sobre a amamentação. “O ato de amamentar é muito importante, principalmente nas três fases da criança, que é no início quando o bebê nasce, do 1º ao 5º dia, o colosso, a fase da maturação, após o 25º dia, e a fase da dentição. Para a mãe também auxilia contra doenças hipertensivas, cardiológicas, a evolução uterina e depressão pós-parto. Com a essa palestra a gente pode sanar dúvidas eventuais da paciente, e com isso fazemos a promoção à saúde”, explicou.

Após a palestra as participantes puderam ganhar muitos brindes durante um sorteio. Em seguida foi servido um lanche no encerramento.