2023/08/22 Fundo Municipal de Assistência Social

Selecionados no Programa Jovem Trabalhador, do Governo Estadual, são recepcionados

Com a oportunidade de ter o primeiro emprego atuando quatro horas por dia com remuneração, nove adolescentes de Ponte Alta do Tocantins que irão atuar no Programa Jovem Trabalhador, do Governo do Estado, foram recepcionados pela equipe municipal nesta terça-feira, 22. Para serem selecionados os integrantes precisaram ter entre 16 e 21 anos, estar em vulnerabilidade econômico-social, com renda de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capta, ou famílias inscritas no Cadastro Único, além de estar cursando ensino fundamental, médio, ou ter concluído o ensino médio.

As inscrições estão abertas desde o início do ano, e o Governo Estadual disponibilizou 16 vagas para Ponte Alta, sendo que nove foram preenchidas. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site do Programa, até a determinação do Governo do Estado.

O projeto Jovem Trabalhador busca oportunizar a qualificação profissional de adolescentes e jovens para o primeiro emprego formal remunerado, garantindo o direito à educação e ao trabalho, em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

Os jovens assinarão um contrato de trabalho formal, que pode ter duração de até 24 meses e, além do salário mínimo de hora trabalhada, receberão uniforme, crachá, vale-transporte (quando houver necessidade), 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.

O público-alvo do programa engloba jovens em situação de risco social ou pessoal por situação de trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional e/ou deficiência, entre 16 e 21 anos. Considerando as particularidades do Estado, estão incluídos como prioridades na contratação jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural.

Recepção

Acompanhados por pais ou responsáveis, os inscritos foram acolhidos de forma especial pelo município, onde atuarão na Prefeitura e órgãos como secretarias de Assistência Social, Esporte, Juventude e Lazer, Educação e Saúde. A Secretaria responsável pelos alunos é a de Assistência Social. A titular da Pasta, Rosana Farias, deu as boas-vindas aos novos integrantes da equipe.

“Estamos muito felizes em acolher vocês hoje, a gente sabe como é importante ter essa oportunidade e estamos à disposição de vocês para qualquer dúvida. O meu conselho é que se esforcem, pois todos querem trabalhar com alguém esforçado e que se dedica”, disse Rosana.

O secretário municipal de Administração, Wagner Carvalho, falou da importância do primeiro emprego para obter experiências. “A gente sabe que a exigência do mercado de trabalho é em ter experiência, mas para isso é preciso começar, então vocês estão tendo uma oportunidade única, em que podem aprender com o serviço público e também continuar os estudos”, comentou.

Também deram as boas-vindas aos jovens os secretários municipais de Educação, Shyrleide Maia; interino de Saúde, Aderbal Rodrigues; e de Esporte, Juventude e Lazer, Sivaldo Batista.

Oportunidade

A estudante Júlia Mascarenhas Rodrigues disse estar entusiasmada com a possibilidade de poder trabalhar. “É uma oportunidade incrível, espero agarrar e conseguir progredir mais. Já trabalhei na iniciativa privada, mas no setor público é a primeira vez”, disse.

Marly Reis da Silva é mãe do jovem Vitor Reis e reforça a importância do trabalho para o filho. “Na minha época não tive essa oportunidade, e fico muito feliz, quero que ele se dedique bastante. Estou orgulhosa, ao mesmo tempo apreensiva por ser a primeira vez, mas com muita expectativa”, comemorou.