2022/05/30 Fundo Municipal de Educação

Profissionais da Educação Infantil participam de Oficina sobre Ludicidade

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ponte Alta do Tocantins promoveu neste sábado, 28  de maio, Oficina voltada para a ludicidade na Educação Infantil. O momento aconteceu na Creche Proinfância Adelaide Aires com professores e monitores da Educação Infantil.

Durante o encontro os educadores tiveram a oportunidade de abranger a temática à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de auxiliar na dinâmica pedagógica em sala de aula, tendo em vista que a ludicidade é importante para o desenvolvimento mental das crianças, pois através das brincadeiras os alunos são livres para criar o seu mundo simbólico, estimulando a fantasia e a imaginação.

A oficina foi conduzida pela supervisora educacional Alana Leobas, juntamente com as coordenadoras Deusiram Vieira e Albanita Barreira. Foram utilizados materiais recicláveis para a construção de materiais lúdicos que auxiliam o professor em sala de aula.

Para a coordenadora Albanita Barreira, a oficina representa o plantio de uma semente que deve gerar muitos frutos. “Este é um sonho que estamos realizando, trabalhar uma oficina de materiais pedagógicos lúdicos. O aprender não existe só nos livros, mas tocando e sentindo elementos concretos. Assim nós colocamos nas mãos das crianças o lúdico para que a aprendizagem seja mais eficaz”, afirmou a coordenadora.