2022/05/18 Fundo Municipal de Assistência Social

Assistência Social realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual infantil

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi com este intuito que a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma ação alusiva à data nesta terça-feira, 17.

A atividade foi executada junto às crianças integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pela técnica do Creas Regional, Leilane Matos, que realizou uma roda de conversa com duas turmas abordando a temática.

“Mostramos para as crianças de forma lúdica a importância de saber até onde é permitido o toque no corpo de cada um e por quem ele pode ser feito. Além disso, explicamos a quem e onde recorrer caso elas sofram ou conheçam alguém que já tenha sofrido algum tipo de abuso ou exploração sexual”, ressaltou Leilane.

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Nesta data, costumam ser realizadas diversas atividades nas escolas e demais espaços sociais como, por exemplo, palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.