2022/08/26 Fundo Municipal de Educação

Prefeitura realiza mutirão de limpeza na entrada da cidade e pede consciência ambiental dos moradores

Mutirão de limpeza

A limpeza dos locais públicos das cidades é de responsabilidade do Poder Público Municipal, mas precisa da colaboração da população para manter os ambientes limpos e saudáveis para a convivência. Nesta sexta-feira, 26, a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Brigada Civil Municipal Guardiões do Cerrado, realizou um mutirão de limpeza nas margens da TO-255, nas proximidades do Portal de Entrada da cidade, e, encontrou uma grande quantidade de lixo espalhado nas encostas da rodovia: cerca de uma tonelada.

A limpeza ocorreu na saída da cidade até as proximidades do Morro do Jacurutu, distante cerca de 5 Km da entrada da cidade. A ação foi pensada como forma de recolhimento dos resíduos e também de conscientização da própria população que descarta o lixo em locais impróprios, deixando riscos para a saúde e aumentando a probabilidade de incêndios dos materiais que se tornam mais inflamáveis no período de estiagem, quando a vegetação e o ar estão mais secos.

Os agentes de limpeza e da Brigada Civil Municipal atuaram durante toda a manhã na localidade, detectando uma grande quantidade de resíduos. A gestão municipal solicita da população maior preocupação com o meio ambiente, tendo em vista que houve diversos investimentos na área, como o aumento da quantidade de lixeiras de grande porte em diversas localidades e um novo caminhão coletor de lixo, como reforça o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha.

“A Administração Municipal vem atuando neste trabalho do recolhimento do lixo com intensidade, e sempre que realizamos os mutirões coletamos uma quantidade enorme de lixo. Estamos trabalhando a conscientização ambiental para que as pessoas possam descartar o lixo nos locais corretos. É um serviço árduo, mas necessário”, reforçou.

Tiago pontuou ainda que os moradores precisam colaborar com a manutenção da limpeza. “Não solicitamos que as pessoas limpem, apenas que não sujem, para que esses mutirões não sejam mais necessários. Temos uma grande preocupação com o meio ambiente, que precisa ser limpo e nós possamos aproveitar a natureza da melhor forma. O nosso portal se tornou um atrativo para fotos, é onde as pessoas conhecem as belezas do nosso município e têm a primeira impressão, e assim como ele, toda a nossa cidade deve permanecer limpa com a ajuda de todos”, disse o secretário.

A orientação para a manutenção da limpeza dos ambiente é a mesma para os turistas que chegam em visita à cidade, assim como para os guias de turismo.