2022/08/15 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Brigada Civil Municipal combate focos de incêndios na zona rural

Desde o início do mês de julho, quando começou o período de estiagem e a época mas seca do ano, a Prefeitura de Ponta Alta está atuando com combates e incêndios florestais por meio da Brigada Civil Municipal. Os nove brigadistas são coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e possuem os equipamentos necessários para o combate ao fogo, assim como uniformes, itens de proteção individual e um veículo para o transporte da equipe.

Nestes dois meses de atuação já foram combatidos cinco focos de incêndios de grande porte na zona rural, sendo que um deles levou três dias para ser controlado pela equipe. O secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, explicou que apesar dos esforços, a população precisa ajudar, já que a estiagem ainda não chegou em seu ápice.

“Os meses mais quentes e secos ainda estão por vir, que é agosto que já está na metade e setembro. Antes de chegar nos dias de maior foco a nossa equipe está ainda trabalhando com a orientação à comunidade, para buscar prevenir os incêndios criminosos que fazem mal ao meio ambiente e à saúde da população”, explicou Tiago.

Nos próximos dias o combate deve ser redobrado pela equipe, que atua em regime de plantão com seis brigadistas e um coordenador. A Brigada possui ainda telefone para casos de necessidade de combate: (63) 991245569.