2022/05/16 Fundo Municipal de Saúde

Prefeitura realiza atendimentos oftalmológicos de alta complexidade em parceria com o Projeto Visão Total

Mais de 1.300 moradores de Ponte Alta do Tocantins estão recebendo nesta semana atendimentos oftalmológicos de alta complexidade, ofertados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto Visão Total, de Goiânia (GO). A equipe da associação realizou na semana anterior agendamentos que foram divulgados para que os moradores fossem pré-avaliados.

Desde esta sexta-feira, 13, os pacientes começaram a receber os atendimentos com consultas com médicos oftalmologistas e exames como fundoscopia, ceratometria, biomicroscopia, dentre outros, para diagnóstico de catarata, glaucoma, toxoplasmose, ceratocônia, entre outras doenças crônicas e cirúrgicas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, João Coelho, foram agendados 1.317 pacientes. “A nossa previsão era de atender mais de 1.300 pacientes e foi realizado o cadastro e triagem para as consultas e exames ocorrerem até o dia 23 de maio. A Secretaria de Saúde está fornecendo apoio à equipe e local para a realização dos procedimentos. Isso é de suma importância para o município, enquanto secretário agradeço o apoio do prefeito Kleber, pois é uma ação de grande valia para o povo pontealtense, tendo em vista que há uma grande demanda de exames oftalmológicos aqui”, disse o secretário.

Conforme explicou o coordenador de atendimento do Projeto, Iuri Sousa, são oito tipos de exames que estão sendo realizados. “Nosso intuito é trazer saúde visual e a consciência à população para prevenir e saber dos tratamentos preventivos e cirúrgicos, trazendo essa conscientização à população”, reforçou.

Os pacientes recebem o diagnóstico e se necessitarem de cirurgia, serão regulados no sistema por meio do SUS.