2022/04/13 Secretaria Municipal Chefia de Gabinete

Prefeito Kleber se reúne com gestores do Jalapão e entidades para tratar do reordenamento do turismo

O prefeito Kleber do Sacolão esteve nesta terça-feira, 12, em reunião em Palmas na sede da Fecomércio, para tratar dos avanços em relação ao reordenamento turístico do Jalapão. No encontro estiveram presentes o secretário estadual de Cultura e Turismo, Hercy Aires, além dos prefeitos de São Félix, Carlão, e Mateiros, Pastor João Martins.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Turismo de Ponte Alta do TO, João Fernandes, de São Félix, João Miranda, representantes do Sebrae e de entidades voltadas ao turismo, viagens e hotelaria, como o presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Fernando Torres, Associação de Turismo Regional do Jalapão (Atureja) Mauro Cesar, e da empresa Eco Açu, responsável pelo sistema de emissão do voucher digital.

Durante o encontro foram feitos diversos encaminhamentos, para que na próxima semana uma nova reunião ocorra com a intenção de promover e reordenar o Jalapão, e preservar o meio ambiente, pois contará com a presença dos órgãos ambientais, representantes das empresas e agências, Governo do Estado e municípios.

O prefeito Kleber realizou apontamentos voltados à aproximação dos municípios com o Estado e à captação de recursos e credito por parte das empresas de turismo que atuam na região.

“Precisamos criar mecanismos que possibilitem linhas de crédito e flexibilização dos órgãos do estado, para que essas belezas naturais do Jalapão sejam atrativas em valores também. Algumas agências ofertam valores fora do padrão e acabam atrapalhando o mercado e quem se esforçou em realizar investimentos com compra de veículos, que também poderiam ser adquiridos com uma taxa menor, pois se trata de transporte de passageiros. Queremos buscar alternativas para que as agências possam renovar sua frota de maneira acessível, para viabilizar um custo menor desses pacotes e alavancar a retomada do turismo”, avaliou o prefeito.

O secretário de Turismo e Cultura do município, João Fernandes, também sugeriu a organização e adequação de taxas para que o turismo seja alavancado na região.