2023/03/17 Secretaria Municipal Chefia de Gabinete

Prefeito Kleber prestigia lançamento do Projeto Tocantins + Turismo em Ponte Alta do Tocantins

O município de Ponte Alta do Tocantins sediou nesta quinta-feira, 16, o evento de lançamento do Projeto Tocantins + Turismo, que vai beneficiar além da própria cidade, os municípios de Mateiros e São Félix, da região Encantos do Jalapão. O projeto é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

Na ocasião a equipe do Sebrae apresentou o projeto que pretende fomentar a atividade turística por meio de capacitações e qualificação do trade turístico da região. O evento contou com a participação do prefeito de Mateiros e presidente do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), Pastor João Martins, prefeito de São Félix, Carlão, além do diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, secretária executiva de Turismo do Estado, Jocélia Gomes; e do secretário executivo de Indústria e Comércio do Estado, Milton Néris.

Além da vice-prefeita Juliana Gastaldi, também estiveram presentes a primeira-dama Rosana Farias, presidente da Câmara Municipal Gustavo Barros, secretários e vereadores de Ponte Alta e municípios vizinhos, empresários e comunidade em geral.

ProjetoOs gestores do Jalapão também comemoraram a iniciativa e se colocaram à disposição do Sebrae e Governo Estadual. O prefeito Kleber do Sacolão disse que o projeto é necessário na região, mas que também é preciso ter mais infraestrutura para receber os turistas.

“É importantíssimo preparar os microempreendedores, os guias, e quem quer ingressar nesse turismo que tem um potencial enorme. É muito bom a gente se reorganizar, e de todos os governos que já se passaram esse foi o que mais visitou o Jalapão e deu visibilidade. Mas precisamos de maior trafegabilidade, e por meio dela com certeza o proprietário de agência pode viabilizar um custo menor e termos mais competitividade com outros destinos, por meio de uma infraestrutura melhor”, disse.

Kleber salientou que é unanime entre os gestores a necessidade de melhoria da acessibilidade. “Seria bom se aqui também estivessem representantes da Ageto, da Infraestrutura Estadual, pois além de tudo isso, o que mais precisamos são de estradas, a possibilidade de ir i vir, não só para os turistas, mas para a população que sofre, o que acaba encarecendo os serviços e dificultando a própria qualificação”, salientou.

Ao falar do projeto, o diretor Rogério Ramos destacou a necessidade de o Jalapão se tornar, efetivamente, um destino turístico competitivo no Brasil e no mundo.

“O turismo não é meramente trabalhar profissionalmente com garçom, camareira ou agentes de viagens, mas é também uma sensibilização que compõe o acesso, a sinalização, a divulgação, sendo um conjunto que não se faz sozinho e por isso estamos buscando reunir parceiros para poder desenvolver o melhor projeto para o Jalapão. Precisamos estabelecer essa integração e também mobilizar o próprio tocantinense para ir ao jalapão, e tudo isso é feito com comunicação, apresentando o que temos de melhor, e atuando no desenvolvimento social, que é o objetivo deste projeto”, frisou Rogério.

O representante da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Milton Néris, e da Secretaria Estadual de Turismo e Cultura, Jocélia Gomes, destacaram ao público o investimento do Estado realizado pelo Governo e a iniciativa do governador Wanderlei Barbosa em fomentar o turismo em todo o Tocantins, e em especial no Jalapão, principal destino do Estado.

O coordenador estadual de Turismo do Sebrae, Alex Veras, apresentou o projeto, destacando o objetivo de promover a competitividade sustentável dos destinos do Tocantins, por meio de ações de qualificação e melhoria dos produtos e serviços turísticos ofertados pelos pequenos negócios do setor.

Durante o lançamento, o vice-presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) Nilton Roverssi, também abordou as dificuldades enfrentadas pelas agências de turismo e como o projeto pode beneficiar as comunidades locais e os profissionais da área.

O evento contou ainda com apresentações culturais do Grupo Azibo Capoeira e do instrumentista Miúdo da Viola de Buriti. Houve ainda a exposição de produtos confeccionados pelo município, das integrantes da Associação de Artesanato em Capim Dourado Pontealtense (AASCDP).