2024/01/24 Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Agrário

Prefeito Kleber do Sacolão entrega trator e carreta basculante à Agricultura

As melhorias recebidas vão impulsionar os serviços públicos, principalmente os executados na zona rural, destinados à agricultura familiar

Em prol de melhorar a estrutura da frota municipal e de impulsionar os serviços prestados ao homem do campo, bem como a prestação de serviços públicos urbanos, o prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Kleber do Sacolão, realizou na manhã desta quarta-feira, 24, a entrega de mais uma máquina agrícola para a Secretaria Municipal de Agricultura. O trator modelo MTO EX854, acompanhado de uma carreta agrícola basculante, foi entregue como resultado do esforço da Gestão Municipal em atender às necessidades da população.

Os recursos destinados para a compra foram viabilizados pelo ex-senador Vicentinho Alves em 2019, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O valor de R$ 250 mil foi destinado incialmente para a execução da pavimentação asfáltica. No entanto, buscando eficácia da Gestão dos recursos públicos, a instituição observou que o valor seria pequeno para a obra asfáltica. Por isso foi necessário fazer a mudança no objeto, além do tempo necessário para a licitação de acordo com o valor existente. O trator teve um custo de R$ 179.000, e a carretinha R$ 28.800.

Para a aquisição, a equipe municipal precisou efetuar três licitações, já que a primeira, em 2022, teve êxito somente na aquisição da carreta agrícola. A segunda licitação para a compra do trator teve êxito, mas precisou ser cancelada devido à necessidade de mudanças técnicas no processo, dessa forma, podendo ser adquirido somente no ano passado.

Ao fazer a entrega, que contou também com a presença do secretário municipal de Administração, Wagner Carvalho, secretário municipal de Comunicação, João Coelho e secretário municipal de Agricultura, Bonas Aires, o prefeito destacou seu empenho em fortalecer a agricultura.

“Fizemos um plano de trabalho mudando o objeto do convenio para uma patrulha mecanizada, que contemplou o trator e a carretinha. É um benefício que com certeza vai agregar aos outros equipamentos já existentes, focado em contemplar mais ainda nossa agricultura familiar, área em que anualmente liberamos os tratores par a gradagem, sendo quatro horas de serviço para cada pequeno produtor”, comentou o gestor.

Para o secretário da Pasta, Bonas Aires, a iniciativa vai contribuir com as zonas rural e urbana. “Esse veículo vai ajudar, somando o total de quatro tratores que estão sendo utilizados para o preparo do solo, agregando mais benefícios, então acredito que venha para somar. Vai ser de grande utilidade para o pequeno produtor, atendendo também outros serviços, como o roço”, declarou.