2023/12/13 Fundo Municipal de Educação

Crianças brilham ao receber primeiro diploma na Formatura do ABC

Um colorido especial, com luzes, brilho e encanto marcou a quadra da Escola Estadual Odolfo Soares na noite desta terça-feira,12, em Ponte Alta do Tocantins. O local foi o escolhido para vivenciar um dos momentos mais importantes da vida educacional: a primeira formatura de 105 estudantes da Creche Municipal Próinfância Professora Adelaide Aires da Silva Barros e Centro Educacional Recanto do Saber que ultrapassaram a etapa inicial da Educação Infantil. O evento foi emocionante e cheio de alegria para as estrelas da noite, além dos pais e familiares que compareceram para prestigiar o momento.

Em tons de verde e vermelho e com muito brilho, a quadra recebeu uma decoração alegre e divertida, para a comemoração em traje de gala dos estudantes que percorreram todo o ano letivo do segundo período e vão para um novo ciclo. Além de painéis e tapete para a entrada especial, os estudantes e os familiares puderam registrar o momento nos estúdios fotográficos montados no ambiente.

Entrada

Os primeiros a adentrarem sobre o tapete verde foram os pequenos Felipe Pereira, Valentina Marques e Maria Júlia, que levavam as bandeiras do Brasil, Estado e Município. Já o símbolo do momento único, os diplomas, foram levados pelas alunas Emily Gabriele e Júlia Carvalho.

A entrada dos estudantes no local foi ao som das canções “Aquarela” e “O Caderno”, de Toquinho. Os pequenos brilharam vestidos de becas vermelhas e foram recebidos por suas amadas professoras.

A mesa de honra foi composta pela primeira-dama Rosana Farias, que representou o prefeito Kleber do Sacolão, secretária municipal de Educação, Shyrleide Maia, presidente da Câmara Municipal, Gustavo Barros, as diretoras das instituições de ensino, Rosiney Alves e Ozimar Alves, os padrinhos das turmas vice-prefeita Juliana Gastaldi e vereador Railton Faustino (Taquara), o padre Edivaldo Roberto, o comandante do Destacamento da Polícia Militar, Raimundo Gonçalves, o diretor de Departamento Pedagógico, José Aires Filho, e a representante dos pais dos formandos, Janai Rodrigues.

Ao declarar aberta a cerimônia de formatura, a secretária de Educação Shyrleide Maia, disse especialmente para as crianças sobre a aventura dos estudos e como os ensinamentos adquiridos serão guardados por toda a vida. “Hoje é um dia muito especial, um novo ciclo se inicia na vida de vocês, estamos aqui para celebrar essas conquistas maravilhosas que vocês aprenderam e conquistaram esse ano. Lembrem-se de que aprender é como uma grande aventura, cheia de emoções e surpresas. Cada dia na escola é um novo capítulo de sua jornada, um lugar onde vocês descobrem coisas incríveis!”, disse a secretária.

Emoção

Um dos momentos mais marcantes foi a entrada da Bíblia, conduzida pela aluna Luísa Castro. Os estudantes também se emocionaram ao ouvirem a canção “Amar como Jesus amou”, de autoria do Padre Zezinho. O agradecimento a Deus em nome de todas as crianças foi feito pelo pequeno Enzo Emanoel. O momento de benção aos formandos foi proferido pelo padre Edivaldo Roberto, que refletiu sobre a importância do conhecimento e da participação das famílias na construção de novos cidadãos.

O Juramento foi cheio de emoção e alegria, sendo conduzido de forma solene pela aluna Maria Fernanda. Os pais e professores também receberam homenagens especiais dos alunos Ana Sofia Rodrigues, Dafyne Pereira, Bernardo Moura, Yasmim Barbosa e Laura Ribeiro, que fizeram agradecimentos. Com muita alegria os formandos, em conjunto, ainda apresentaram a música “Vamos Construir”, da dupla Sany e Junior.

A entrega dos diplomas a cada um dos estudantes foi realizada pelas autoridades presentes, que também entregaram aos alunos o presente da Educação Municipal.

Os servidores da Creche Próinfância e do Cmei Recanto do Saber receberam também uma linda homenagem pelo ano de trabalho, executada pela representante dos pais, Janai Rodrigues.

A diretora da Creche Próinfância, Ozimar Alves, encerrou a cerimônia e realizou os agradecimentos. “Foi uma caminhada que se finda hoje para que todos busquem novos horizontes. Vocês vão fazer falta, foi maravilhoso estar com vocês durante todo esse trajeto. Em nós vocês plantaram sabedoria, e são primordiais, pois aprendemos com vocês em cada momento. Fomos testemunhas do primeiro caminhar de vocês. Sei que vocês estão nos deixando para irem a outra escola e esse é um momento de muita alegria”, concluiu a diretora.