Notícia

2024/02/05 Secretaria Municipal de Administração

Ponte Alta do Tocantins sedia evento do IBGE para lançamento das Coordenadas Geográficas dos Endereços

Ponte Alta sedia evento do IBGE para lançamento das Coordenadas Geográficas dos Endereços

A cidade de Ponte Alta do TO foi a escolhida para sediar a divulgação do evento Coordenadas Geográficas dos endereços relativas ao censo 2022, que contou com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e do governador Wanderlei, além de deputados e prefeitos da região


O Município de Ponte Alta do Tocantins teve privilégio de receber nesta sexta-feira, 2, um evento histórico para o Brasil: a primeira divulgação das Coordenadas Geográficas dos Endereços de todo o País, um feito inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Censo 2022. Para a realização do evento a instituição executa uma expedição no Jalapão que teve início na quinta-feira, 1º.

O prefeito Kleber do Sacolão, acompanhado da primeira-dama Rosana Farias, secretários municipais e vereadores, recebeu no portal de entrada da cidade as autoridades que prestigiaram o evento, como o governador Wanderlei Barbosa, o presidente do IBGE,  Marcio Pochmann, além do chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Anderson Quack, representando a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral; da diretora financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara; o deputado federal Ricardo Ayres, e, o deputado estadual Cleiton Cardoso.

Também estiveram no evento o prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, o prefeito de Santa Tereza do Tocantins, Antônio Campos, prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino Ribeiro (Date), diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, secretário estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, secretária estadual de Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida., secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, e secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro.

De caráter técnico, as coordenadas geográficas foram mapeadas pelos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal. O IBGE registrou 111.102.875 pontos que, em uma explicação mais simples, podem ser entendidos como endereços onde estão domicílios ou outros tipos de uso, como estabelecimentos de saúde, de ensino, religiosos, entre outros.

Investimentos

Ao falar sobre a importância das informações para o planejamento de políticas públicas, o prefeito Kleber reiterou que há a necessidade de investimentos em diversas áreas no Jalapão. “É uma alegria recepcioná-los e uma imensa satisfação ter essas informações. Hoje o Estado com o maior índice de emprego, mas precisamos desenvolver mais ainda em todos os aspectos. Precisamos explorar e expandir e gerar mais emprego e renda. Estamos no coração do país e podemos instalar mais indústrias e ter uma logística diferenciada”, pontuou.

Ele ainda gradeceu aos governos estadual e federal por sediar o evento de grande magnitude no município. “Somos o Portal do Jalapão e a nossa região é brilhante, atrai turistas e investidores, então esses dados poderão nos ajudar a traçar estratégias para que possamos continuar crescendo e desenvolvendo com o Estado e o país”, comemorou o prefeito.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a precisão dos dados apresentados pelo Instituto. “Com essas informações, conseguimos planejar e desenvolver políticas públicas eficientes para cada região do Estado”, pontuou o Governador, ao lembrar que o IBGE anunciou o Tocantins como a unidade federativa com maior crescimento comercial no Brasil, em estudos divulgados recentemente.

Ele falou ainda do orgulho em ter uma cidade do Jalapão no radar dos investimentos federais. “Nos orgulhamos muito disso porque o Tocantins tem melhorado seus indicadores. O Jalapão é o nosso endereço turístico mais importante, e são essas pesquisas que fortalecem a nossa economia, então estou muito feliz”, frisou.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, ressaltou que a escolha de Ponte Alta, para divulgar os dados de endereçamento do Censo Demográfico 2022, foi uma forma de homenagear os muitos municípios brasileiros com população reduzida e que se beneficiam diretamente de políticas públicas implementadas pelas esferas de poder.

“Além de o Tocantins ser o estado mais novo do país, temos a possibilidade de voltar os olhos do Brasil e do mundo para este bioma muito importante, diante da questão mundial que diz respeito à mudança climática”, incluiu o presidente em sua fala, ao mencionar a escolha da cidade de Salvador/BA para divulgar os dados referentes à população, segundo cor ou raça.

Participação

O deputado estadual Cleiton Cardoso enfatizou a importância das informações para a sociedade. “O senso é uma informação muito importante, o Tocantins é o Estado que tem o menor índice de desemprego e tudo isso é válido para obter mais informações”, disse.

A mesma avaliação foi feita pelo deputado federal Ricardo Ayres. “Estamos aqui em um grande evento que marca a resolução de uma avaliação melhor das políticas implementadas. É através do senso que descobrimos onde a gente precisa de uma escola, um posto de saúde, e com essas informações a gente pode dar mais qualidade ao serviço público, que é a nossa obrigação”, comentou.

Na ocasião o representante da ministra Simone Tebet, Anderson Quack, reforçou os anseios do órgão em contribuir com o País através do planejamento.

Ao final do evento as autoridades receberam troféus e presentes do IBGE, como forma de agradecimento pela recepção.

Programação

Nesta quinta-feira, 1º, os integrantes da Expedição IBGE Jalapão foram recebidos pelo prefeito Kleber e equipe municipal no portal de entrada da cidade. Além da acolhida, todos puderam prestigiar apresentações culturais.

 

Já na tarde desta sexta-feira, 2, houve a inauguração do totem na Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins, primeira cidade do País a receber o item, que tem acesso às tecnologias do IBGE. Ele poderá ser manipulado por crianças, idosos, gestores, pesquisadores e demais habitantes interessados em conhecer o Brasil pelas plataformas do IBGE.

Benefícios

Durante a visita ao Município o chefe do Executivo Estadual anunciou um importante benefício para a comunidade pontealtense: a recuperação do trecho urbano da TO-130 (Avenida Joana Medeiros), que liga a cidade a Pindorama. O anúncio foi feito após solicitação do prefeito Kleber ao governador Wanderlei.

Em breve o local vai se tornar canteiro de obras para beneficiar a comunidade e melhorar o tráfego, além do melhor escoamento agrícola.


Visualizações: 485