2024/02/09

Ponte Alta contra a dengue: Mutirão de Limpeza reforça importância da prevenção

O Poder Público Municipal realizou uma mobilização em combate à dengue, por meio da entrega de panfletos e sacos de lixo. Apesar da ação, a atitude concreta de prevenir a doença depende da população

O alto número de casos de dengue no Brasil já é considerado alarmante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, mais de 50% dos casos de todo o mundo foram registrados no país em 2024. No total, foram 500 mil no mundo, sendo 262 deles no Brasil. Por isso é mais que necessário acender o alerta para todos os municípios prevenirem a doença. Em Ponte Alta do Tocantins houve uma mobilização na manhã desta sexta-feira, 9.

Os servidores municipais saíram em grupos realizando um mutirão de conscientização nas vias urbanas. Além de entregarem panfletos nas residências com ações que podem prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, também foram entregues sacos de lixo para que a população recolha os itens que possam acumular água nos quintais.

A ação foi de iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e participação de alunos e professores do Colégio Estadual Odolfo Soares. No total foram seis grupos de servidores e alunos saindo de órgãos municipais para diversos pontos da cidade. O secretário de Meio Ambiente, Tiago Cunha, falou dos esforços do Poder Público em evidenciar à população a importância dos cuidados com o lixo.

“Tivemos essa iniciativa por notar o aumento nos casos de dengue no nosso município, em parceria também com as demais secretarias, além e escolas estaduais e municipais. Este ano mudamos a atitude, vamos conscientizar o invés de somente pegar o lixo, porque o mais importante é que as pessoas façam a limpeza de suas casas diariamente. É uma problemática quando a gente deixa a cidade limpa, porém os munícipes não fazem sua parte, mesmo sabendo de todo o problema da dengue”, afirmou Tiago.

A secretária de Saúde, Ellen Mara, frisou que prevenir a dengue é um dever de toda a comunidade. Ela destacou que a equipe de saúde está sempre a postos para realizar os atendimentos, mas ressalta que cada morador precisa contribuir efetivamente.

“Conscientizamos a comunidade principalmente no período chuvoso sobre a importância de manter seus quintais e lotes sempre limpos, devido aos focos de larvas do mosquito encontrados nos últimos meses, além de diagnóstico da doença. Reforço a importância da parceria e trabalho em conjunto com as demais secretarias, assim o trabalho de conscientização fica mais eficaz. Se cada cidadão fizer a sua parte ficaremos livres da doença”, destacou.

Prevenção

Tire sempre a água acumulada nas folhas. Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.