2021/11/16 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Palestra alerta para a prevenção das nascentes, piracema e demandas ecológicas de espécies de peixes

A Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins recebeu na manhã desta terça-feira, 16, uma palestra promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Enel Green Power (PCH Isamu Ikeda). A palestra foi ministrada na Câmara Municipal e contou com a presença da equipe da Secretaria e Brigada Municipal, além das crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Durante a abertura o secretário de Meio Ambiente do Município, Tiago Cunha, reforçou a importância do trabalho realizado pela gestão em relação à conscientização para a prevenção. “Ponte Alta está de portas abertas e a gente precisa estreitar mais ainda essa parceria, porque só temos a ganhar com essa ajuda e esse suporte. Temos realmente essa preocupação ambiental, e fazemos esse trabalho de formiguinha para que possamos alcançar as pessoas, e estas mudem os hábitos, e aos poucos vamos fazendo isso, plantando essa sementinha

A bióloga da Endêmica Ambiental, Aline Lopes abriu a palestra falando sobre a preocupação da Empresa em relação ao futuro. “A Enel está muito preocupada em relação à água, pois a maioria das usinas opera abaixo da capacidade, então viemos aqui nesse intuito de levar às pessoas esse impacto, porque tudo isso está relacionado ao meio ambiente”, disse.

O tema foi abordado pelo biólogo da Endêmica Ambiental, Maurício Heidson enfocou nas formas de preservação das nascentes, piracema e demandas ecológicas de espécies de peixes da região. “A educação ambiental é algo constante, e nunca vai ser demais debater sobre esse assunto, e todos devem ter interesse sobre isso, pois o nosso ambiente é a nossa casa, mas não percebemos que tudo que tem na natureza é o que nós utilizamos”, comentou.

A palestra também contou com a presença do vereador Audier Soares Mendes, que se colocou à disposição da Secretaria, para que possa realmente ajudar a desenvolver ações de conscientização.

A ação também acontecerá nesta terça-feira, 16, na Escola Municipal Cleyton Maia Barros e no CRAS.