2021/11/12 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Cerca de 18 toneladas de lixo são produzidas por semana em Ponte Alta do TO

O resultado foi obtido durante o processo de gravimetria, que consiste na pesagem e separação do material descartado pelos moradores

A população de Ponte Alta do Tocantins produz cerca de 18 toneladas de resíduos sólidos por semana. O número foi obtido durante o processo de gravimetria, realizado pela Prefeitura, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que consiste na separação e a pesagem dos resíduos sólidos produzidos na comunidade, e será utilizado para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O processo foi realizado durante a Oficina de Gravimetria e de Elaboração e Revisão dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que aconteceu nesta semana no município, com a participação de cidades vizinhas e conduzida pelo Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

Resultados

Durante a gravimetria a equipe concluiu por meio da separação do lixo coletado das ruas no período de uma semana, em todos os setores da zona urbana, que a população produz aproximadamente 18.095 Kg de resíduos sólidos semanalmente. O quantitativo de lixo produzido por dia é de 3.619 Kg, ou seja, aproximadamente quatro toneladas.

Cada tipo de material produzido foi separado e pesado, concluindo que o material mais descartado pelas residências e comércio é o orgânico, sendo 341 Kg ao dia, somando 54,64% de todo o lixo produzido. O plástico é o segundo colocado, sendo 90 Kg ao dia e 18,71% do total. O terceiro material mais produzido é o papel e papelão, somando 66 kg por dia e 10,57% do lixo produzido. O tipo de material menos produzido é o metal e alumínio, contabilizando 11 Kg e 1,76% do total.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça a preocupação com a quantidade de lixo produzido, que polui a natureza e vai parar no lixão da cidade, levando centenas de anos para se decompor. Além disso, a maior parte do material produzido poderia não ser descartado, já que os itens mais encontrados entre os resíduos sólidos são todos recicláveis, e contam com ponto de coleta no município, como explica o secretário responsável, Tiago Cunha.

“A realização da gravimetria nos trouxe um resultado já previsto, e não ficamos surpresos em saber que a nossa comunidade produz mais lixo orgânico, que é levado ao aterro sanitário, além do plástico, que percebemos que é muito descartado, uma vez que esses materiais não precisavam chegar ao lixão, pois ele são recicláveis e têm uma vida após o descarte, poderiam ser usados novamente, como o plástico, vidro, metal, que poderiam ir para a reciclagem, e a matéria orgânica que pode passar por compostagem. As pessoas precisam ter essa percepção de que esse material também vale dinheiro”.

A Secretaria irá realizar ações junto à Comunidade para que não haja mais o desperdício e o lixo seja reduzido por meio do reaproveitamento.