2022/05/30

Moradores de Ponte Alta recebem equipes do Projeto Foco no Fogo, do Governo do TO

Nesta sexta-feira, 27, foi a vez do município de Ponte Alta do Tocantins receber as equipes do Projeto Foco no Fogo, do Governo do Estado. A ação deu início à programação da Semana do Meio Ambiente, culminada no domingo, 5, em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A cidade está entre as primeiras a ter as orientações quanto à necessidade de prevenir as queimadas e realizar os procedimentos de manejo do fogo de forma controlada, para evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população.

As equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), da Defesa Civil Estadual, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Prevfogo), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), do Exército Brasileiro e da Energisa Tocantins, foram recepcionadas no Portal de entrada da cidade pelos integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em seguida os orientadores realizaram uma carreata pelas ruas e avenidas da cidade, chamando a atenção da população para a chegada do projeto no município. O ponto de apoio foi o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), onde todos puderam prestigiar um café da manhã servido pela Prefeitura.

Antes de seguirem em direção às propriedades rurais para orientar a população, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, reforçou que o projeto é importante, pois leva orientação sobre as queimadas ilegais, alertando quanto ao uso irracional do fogo e apontando os prejuízos não só em relação à vegetação, mas também para a saúde.

“No ano passado tivemos um saldo muito positivo, o índice de queimadas em nosso município reduziu e a gente agradece, somos parceiros do Estado e estamos sempre à disposição para estar contribuindo com ações como essa, que ajudam o pequeno produtor, que é quem está mais sofrendo, e, também a sociedade como um todo. Assim, de modo a continuar esse trabalho de orientação que é realizado durante quase todo o ano, a Brigada Municipal não tem medido esforços nesse quesito”, comentou Tiago.

A gerente de educação ambiental da Semarh, Taís Marinho, disse que o objetivo principal é a redução dos focos de queimadas. “No ano passado obtivemos resultados positivos por meio da educação ambiental e em 2022 queremos reduzir ainda mais. Tivemos a diminuição de 34% nos índices de queimadas, portanto uma melhora significativa. No ano passado percorremos 33 municípios e neste ano pretendemos aumentar para 60 cidades, justamente para mudar essa mentalidade das pessoas para a cultura do fogo”, afirmou.

Com o apoio e direcionados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as equipes foram divididas em diferentes rotas estratégicas abordando os proprietários rurais para orientações quanto ao perigo das queimadas e números de telefones para denúncias.