2022/09/15 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Meio Ambiente realiza ação alusiva ao Dia do Cerrado

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia do Cerrado, um dos maiores biomas do Brasil e o predominante no Tocantins. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma ação em parceria com o Colégio Estadual Odolfo Soares, nesta quarta-feira, 14.

Os alunos da instituição fizeram atividades sobre o tema durante toda a semana, com a produção de cartazes e panfletos, e, exposição de frutos nativos da região. A Brigada Civil Municipal Guardiões do Cerrado foi apresentada aos estudantes pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, que também mostrou aos alunos a importância do trabalho da equipe.

A Brigada é responsável por proteger o cerrado das queimadas durante o período de estiagem. O secretário reforçou que a preservação do cerrado é uma demanda de toda a sociedade. “O nosso bioma está sofrendo por falta de educação ambiental, por causa das queimadas. O cerrado é característico por conseguir se renovar após o fogo, mas muitas vezes a degradação é tanta que as árvores apodrecem, os animais não sobrevivem, e muitas espécies da fauna e flora vão desaparecendo, colocando em risco a nossa saúde”, afirmou Tiago.

A equipe também mostrou aos alunos o decreto do Governo do Estado que proíbe o fogo controlado até o dia 15 de outubro, e também realizou a exposição dos equipamentos utilizados pela brigada para combater os focos.

A professora de biologia Tayllane Aires falou aos alunos sobre a importância do cerrado na flora brasileira e também exibiu um vídeo da canção Passarim do Jalapão, mostrando as belezas da região. “Esse bioma vem sofrendo muitos impactos ambientais e um deles são as queimadas, que foi o foco do nosso trabalho desenvolvido. Esses heróis da Brigada nos mostraram um pouquinho do quão árduo é o trabalho dessa equipe de excelência e capacitada”, finalizou.