2022/08/29 Secretaria Municipal de Esporte e Juventude

Com apoio da Prefeitura, Azibo Capoeira realiza 5º batizado e troca de graduações

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Em Ponte Alta do Tocantins o projeto social Azibo Capoeira tem atraído crianças e adolescentes para a prática, sendo uma oportunidade de crescimento individual e socialização.

O Projeto teve neste sábado, 27, o evento em que ocorreu o 5º batizado e troca de graduações, na Quadra Municipal Luís Andrade Lima Neto. O encontro teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. O Poder Público Municipal disponibilizou todo o material e suporte necessário para o evento que contou com grande público, entre familiares e comunidade em geral, que prestigiou o momento.

O secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Sivaldo Batista, esteve presente e reforçou que a gestão municipal tem a alegria em apoiar o movimento capoeirista no município. “É uma grande alegria e um aspecto sempre solicitado pelo prefeito Kleber, viabilizar o esporte e os movimentos culturais de todas as formas. Em nossa gestão não queremos focar somente o futebol, mas também outras práticas esportivas e nós sabemos o quanto as crianças de Ponte Alta ganham com este projeto. Parabéns a todos os envolvidos e contem conosco”, disse o secretário.

O Projeto Azibo Capoeira atinge o total de 36 crianças e adolescentes no local disponibilizado pela Prefeitura, e é conduzido no município pelo instrutor Valmir Alves (Lelê), que agradeceu o suporte municipal. “Com a ajuda da Prefeitura temos maior possibilidade de ajudar essas crianças, já que muitas delas são vulneráveis e nós não ajudamos somente com o esporte, mas fazemos o acompanhamento escolar, familiar, adquirimos itens de uso pessoal deles quando há necessidade, então é um conjunto. Nossa gratidão a todos que têm contribuído com a nossa iniciativa”, destacou.

Batizado e graduações

No Open Azibo deste sábado, o total de 22 crianças recebeu a primeira corda, ou seja, foram batizadas na capoeira. Já a troca de graduações ocorreu para 12 participantes.

O chamado batismo e formatura de capoeira é o momento no qual o praticante recebe a sua primeira corda. Após o batismo o aluno entra oficialmente no mundo da capoeira recebendo sua primeira graduação. A partir daí ocorrem as trocas de graduação, a depender da evolução do aluno, que pode chegar a mestre, graduação máxima.

O evento foi conduzido pelo mestrando José Carlos (Melado), e contou com a presença de capoeiristas de diversas localidades, como Palmas, Paraíso, Miracema e Oliveira de Fátima. Capoeiristas de diversas graduações estiveram no evento, como mestres, contramestres, mestrandos, graduados, monitores e professores.

A cada nível avançado as rodas de capoeira impressionaram o público com a agilidade e habilidade nos movimentos, além do ritmo que conduzia o compasso dos jogadores.