2023/06/28 Fundo Municipal de Assistência Social

Idosos do Grupo Renascer tem dia de sonho com passeio em flutuante no Lago de Palmas

Um dia para ficar na memória dos cerca de 55 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Assim foi esta terça-feira, 27, quando os integrantes do grupo Renascer foram surpreendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social com um passeio único e inesquecível, em um dos pontos turísticos mais badalados da capital tocantinense: o Lago de Palmas.

Para parte dos idosos foi a primeira vez a visitar o local, e ainda, a passear em um flutuante, conhecendo as belezas e a vista deslumbrante do trajeto. Realizado pela segunda vez pela Assistência Social, o passeio começou bem cedo, por volta das 6h da manhã os convidados especiais já estavam no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ponto de encontro para a partida até Palmas.

Já antes da viajem foi servido um café da manhã e a animação já estava presente. No rosto de cada um, a expectativa de um dia diferente, a vivência de um verdadeiro sonho e do descanso merecido. No trajeto de Ponte Alta à capital, o ônibus se tornou local para músicas, brincadeiras e alegria.

A chegada à Praia da Graciosa também foi momento de surpresa para os idosos. Já no flutuante o que encantou os idosos foi a belíssima paisagem. O passeio no Lago teve parada na Ponte Fernando Henrique Cardoso, outro belo ponto de registro para os convidados.

Além de música ao vivo e churrasco, as animadas brincadeiras fizeram parte do momento que se tornou histórico para os idosos, como dona Rosilda Messias, 78 anos. “Estou no grupo desde a primeira reunião, quando começou. O passeio para mim foi uma surpresa maravilhosa. Quando estou aqui esqueço tudo, é um lazer, com banho, brincadeiras, é importante que muitos idosos participem. Cada dia que passa a nossa vida, a gente tem que aproveitar mais. Os colegas, a equipe do Cras, todos maravilhosos. Eu amo de coração a cada um”, disse a idosa.

A alegria de vislumbrar algo diferente, sair da rotina e se divertir foi também expressada pelo casal Nilza Noronha, 67 anos, e José Nascimento, 72 anos. “Foi muito bom, como esse só outro de novo! É muito bom participar do grupo, temos uma primeira-dama muito boa e vou novamente se tiver outra oportunidade”, comentou dona Nilza. Não foi diferente para seu José. “A gente já espera o próximo, uma equipe animada, os colegas que para mim são como irmãos”, comemorou.

Gratidão

O passeio foi acompanhado pela secretária de Assistência Social do município, Rosana Farias. A idealizadora do momento especial frisou que os momentos ao lado dos idosos são únicos. “Todo ano somos contemplados com o passeio, viemos em 2019 e neste ano voltamos novamente, um próprio pedido deles, pois é algo diferente, no Lago. É muito gratificante poder proporcionar um dia de alegria e lazer, pois eles merecem, são animados se sentem bem. São pessoas que já passaram por muitas coisas, dores, sofrimentos, e poder estar com eles é muito bom. Amo muito cada um, são animados, amorosos e compartilhar isso é muito bom”, disse a secretária.

Além do almoço servido a todos, o lanche com muitas frutas também foi proporcionado. Os idosos puderam tomar banho, pegar um sol e visitar a Ilha das Cobras, ponto de parada do flutuante. O passeio foi encerrado no fim da tarde, quando houve o retorno à Praia da Graciosa.