2023/06/22 Fundo Municipal de Assistência Social

Ponte Alta do Tocantins tem sua 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Em um amplo espaço para debates, discussões e proposituras, moradores, usuários do Serviço Único de Assistência Social (Suas), gestores públicos e integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), se reuniram para a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ponte Alta do Tocantins nesta quinta-feira, 21.

O evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com foco em avaliar e sugerir melhorias para a Assistência Social do Município. A conferência foi iniciada com a recepção aos convidados e o credenciamento. Em seguida foi realizada a composição da mesa de autoridades, pela secretária municipal de Assistência Social, Rosana Farias, vice-prefeita Juliana Gastaldi, a presidente do CMAS, Antonina Pereira, assistente social Claudiane Noleto e psicóloga Jéssica Fernanda.

Durante a abertura a secretária Rosana Farias ressaltou a importância da participação social no evento. “Agradeço a presença de todos vocês que saíram de suas casas para discutirem as melhorias para nossa cidade. Conforme o tema do nosso evento, vamos rever o que temos e o que queremos no que tange à assistência social, para buscarmos o desenvolvimento, no que podemos melhorar. Que tenhamos todos uma boa conferência!”, disse.

A vice-prefeita Juliana Gastaldi lembrou que importantes melhorias em diversas áreas foram conquistadas através das conferências.  “Estamos felizes em vê-los aqui, essa equipe trabalhou muito para organizar essa conferência, um momento importante, pois vamos sentar, discutir o que nosso município precisa, pensando no hoje e no futuro. Através dessas conferencias surgiram, por exemplo, o Cras, surgiu a UBS do Boa Esperança, no caso da saúde. Claro que não acontece da noite do dia, mas é muito importante a participação de vocês”, reiterou.

A presidente do Conselho Antonina Pereira, declarou aberta a conferência.  “Desejo que esse evento tenha um bom resultado, que os objetivos sejam alcançados e declaro aberta a conferência, um bom trabalho a todos!”.

Após a leitura do Regimento Interno, uma palestra sobre o tema do evento, “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”, foi ministrada pela assistente social Claudiane Noleto. Os esclarecimentos quanto aos eixos de propostas foram feitos pela psicóloga Jéssica Fernanda.

Em seguida foram divididos os eixos de trabalho, quando cada um pôde levantar propostas para os níveis municipal, estadual e nacional. Durante a plenária as sugestões foram votadas com a participação assídua de todos os presentes.

O momento contou ainda com a eleição dos delegados que irão participar da conferência estadual: os delegados José Filho e Juelina Alves, e os suplentes Patrícia Ribeiro e Antônina Pereira.

A conferência foi finalizada com um almoço que foi servido a todos.