2023/10/27 Fundo Municipal de Educação

Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação 2024-2034 é realizada em Ponte Alta do Tocantins

Com foco em abordar eixos temáticos, avaliar e propor melhorias para a Educação, o município de Ponte Alta do Tocantins teve nesta quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, a realização da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024-2034. O tema central debatido durante o evento foi: “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Na noite desta quinta-feira, 26, ocorreu a abertura oficial, na Escola Municipal Cleyton Maia Barros, com a presença dos integrantes do Fórum Municipal de Educação, poder público municipal, educadores, pais, estudantes e comunidade em geral.

A Mesa de Honra contou com a presença do secretário municipal de Administração, que no ato representou o prefeito Kleber do Sacolão; secretária municipal de Educação, Shyrleide Maria Maia; o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Barros, a representante das escolas estaduais, Katia Maria Tavares; o representante dos diretores das escolas municipais, José Filho Aires; e o palestrante, professor Odenilson Pereira.

Também estiveram no evento a diretora da Creche Proinfância Adelaide Aires da Silva Barros, Ozimar Alves Dias, a diretora do Cmei Recanto do Saber, Rosiney Alves, o diretor da Escola Sabino Ferreira Medeiros, Ebson Sousa, diretor da Escola Municipal Cleyton Marros, Domingos Turíbio, e, a diretora da Apae, Neusa Bone.

Participação

Ao falar ao público a secretária Shyrleide Maia explicou como vai ocorrer o processo da conferência. “A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborada pelo FNE. O objetivo é viabilizar a participação representativa dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil na elaboração do PNE, que incluirá o diagnóstico, as diretrizes, as metas e as estratégias para o próximo decênio”, relatou.

O professor José Filho destacou em sua fala a importância da participação dos educadores na efetivação das propostas. “É uma honra estarmos aqui nesta noite que estávamos ávidos que acontecesse, sendo um momento de discussão e de colocarmos em pauta tudo aquilo que desejamos para o sistema nacional e municipal de Educação. Neste sentido, esperamos nove anos para que isso acontecesse, salientando que 85% das metas do Plano Nacional de Educação não foram alcançadas e tivemos um retrocesso de 65% nessas metas. Estamos nesta perspectiva em um momento de pautarmos as estratégias e metas e aqui. Peço então que vocês alinhem as perspectivas do que vocês querem para a educação”, pontuou.

Da mesma forma, o professor palestrante, Odenilson Pereira, reiterou que o momento de debate é imprescindível. “Esse momento é de fato muito importante e mais relevante ainda quando o município se coloca para discutir a educação municipal e nacional”, ressaltou.

A abertura contou ainda com uma apresentação cultural de alunas do 2º e 3º anos da Escola Municipal Cleiton Maia Barros, que encantou o público com muito colorido e alegria, coordenadas pelos professores Noé Rodrigues e Adeuvana Ramos.

Após a leitura do Regimento Interno, realizada pela coordenadora da Conferência, Deusiram Vieira, e aprovado pelos presentes. Em seguida foi ministrada a palestra pelo professor Odenilson Pereira, que falou sobre o tema central da conferência, apresentando cada um dos eixos sugeridos para os debates.

Já a sexta-feira, 27, foi marcada pela divisão dos grupos conforme os eixos propostos. O momento contou com a participação do promotor de Justiça, Leonardo Valério e da vice-prefeita Juliana Gastaldi.

Após a eleição das propostas que foram votadas em plenária, foram eleitos os delegados que irão participar da etapa estadual da Conae: os representantes da Educação Básica, titular José Aires e suplente Maria Lúcia Pereira; e representante da Educação Superior, titular Deusiram Vieira e suplente Zurailde Marques.