2023/05/22

Escola Municipal Cleyton Maia Barros é beneficiada com ação do Instituto Brasil Solidário

Foi realizada nesta quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, uma das iniciativas mais importantes e benéficas para a educação municipal de Ponte Alta do Tocantins, quando a Escola Municipal Cleyton Maia Barros recebeu a ação do Instituto Brasil Solidário, através do projeto Plano Bienal Brasil Solidário.

Foram ofertadas formações para professores e alunos de forma gratuita, que envolveu  desde atividades de Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Fotografia, Música, Oficinas Criativas, Bordado e Patchwork com a participação de familiares dos alunos e colaboradores da educação, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de 500 livros para os projetos de leitura na região.

Para as ações de educomunicação, a escola recebeu três câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades. Além disso houve ações em saúde com atendimento médico e odontológico para a comunidade, a partir da parceria do IBS com a Bayer, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.

Durante a abertura das atividades, a secretária municipal de Educação, Shyrleide Maia destacou os benefícios que chegam para a comunidade através da parceria.

“Eu fico muito feliz por receber essa ação no nosso município, estamos entre as quatro cidades do estado que foram contempladas, vamos receber uma biblioteca montada e mobiliada na escola com o acervo de 500 livros de forma totalmente gratuita, além de atendimento clínico, odontológico e formações para os profissionais da educação, serão dois dias de grande aprendizado. Toda parceria é importante pois os municípios não conseguem administrar sozinhos, então é muito bom”, disse.

O presidente do Instituto, Luís Eduardo Salvadorio, destacou que o Jalapão é alvo do projeto há mais de 20 anos. “Somos uma organização de 23 anos especializada na formação dos professores e com práticas nas escolas. Desde 2000 atuamos na região do Jalapão dialogando com os professores sobre práticas interdisciplinares, como leitura, arte, teatro, cultura, fotografia, música, estilando a escola a trabalhar o desenvolvimento cognitivo. Trazemos cursos para os professores e estamos em quatro cidades e a proposta é materializar esse acompanhamento pedagógico”, comentou.