2022/06/06 Fundo Municipal de Saúde

Equipe da Saúde Municipal participa de capacitação em Urgência e Emergência

Este sábado, 4, foi de capacitação para a equipe da Saúde Municipal de Ponte Alta do Tocantins. Os profissionais participaram de uma formação em urgência e emergência promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Liga de Medicina da Universidade Itpac, de Porto Nacional.

Os estudantes ministraram o curso que teve como tema ‘ressuscitação cardiopulmonar e atendimento extra-hospitalar com politraumatismo’ para 20 servidores, entre técnicos em enfermagem, motoristas e enfermeiros.

A diretora administrativa do Hospital de Pequeno Porte (HPP), Ellen Mara, destacou que a capacitação é uma oportunidade de reforçar o conhecimento da equipe. “Esse curso traz para os pacientes melhorias no atendimento, tanto no HPP como nas unidades básicas, acarretando segurança para os profissionais e melhorando a qualidade dos atendimentos”, comentou.

O vice-presidente da Liga de Cirurgias de Trauma do curso de Medicina da Itpac, Fred Borges, enfatizou que os estudantes são estagiários do Samu e possuem certificados de socorristas. “Todos nós temos uma curva de esquecimento, ou seja, com o tempo vão sendo esquecidas as regras ou o que aprendemos, então a capacitação busca reduzir essa curva e fazer com que profissionais recuperem os conhecimentos, aumentando a probabilidade de salvar vidas”, disse.

A formação foi ministrada durante todo o dia com uma série de atividades teóricas e prática que tiveram a participação dos profissionais.