2023/09/20 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Dia do Cerrado é celebrado com ação educativa junto a estudantes

Em parceria com a Secretaria Municipal de Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, o Colégio Estadual Odolfo Soares realizou no dia 13 de setembro uma ação em alusão ao Dia do Cerrado, comemorado no último dia 11. A iniciativa ocorreu nos turnos matutino e vespertino, com palestras voltadas para o meio ambiente ministradas pela equipe do Naturatins.

Presente no evento, o secretário responsável, Tiago Cunha, explicou sobre a ação. “É importante ressaltar a importância do cerrado, sempre. E é com essa base nisso que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura vem buscando manter uma boa relação com nossos parceiros. Assim, o Colégio Estadual Odolfo Soares, está sempre trabalhando ações ambientais com seus docentes e discentes. Desta vez não foi diferente, a Unidade Escolar trabalhou durante a semana temas voltados à importância do cerrado”, disse.
A supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, avaliou a ação de forma positiva. “Foi uma ocasião importante para destacar a relevância desse Bioma que está altamente ameaçado e aumentar a conscientização sobre os desafios que enfrenta. Foi também uma oportunidade de celebrar a riqueza natural e cultural do cerrado jalapoeiro”, destacou a supervisora, que esteve acompanhada do supervisor do Parque Estadual do Jalapão, Alessandro Machado.
Além da palestra, a Brigada Civil Municipal Guardiões do Cerrado demonstrou aos estudantes como ocorrem os combates aos incêndios florestais no município, provendo a interação e conscientização para que evitem queimadas no cerrado.
CerradoO bioma Cerrado é presente predominantemente no Tocantins, sendo 87% do território do Estado. A data é comemorada desde 2003 e foi escolhida em homenagem ao ambientalista Ary José de Oliveira, um defensor dos direitos humanos e do meio ambiente, que transformou a cultura do bioma Cerrado em arte mambembe. Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é abundante em biodiversidade com a maior parte da sua vegetação semelhante à savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas.