2023/09/14 Fundo Municipal de Assistência Social

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Ponte Alta do Tocantins

Com o objetivo de traçar metas voltadas à erradicação da fome e garantia de direitos com comida de verdade, democracia e equidade, foi realizada nesta quarta-feira, 14, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Ponte Alta do Tocantins. O evento correu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com a presença dos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e comunidade em geral.

A mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de Agricultura, Bonas Aires, que no ato representou a secretária municipal de Assistência Social, Rosana Farias, além do vice-presidente do Comsea, Matheus Eduart e a palestrante, a nutricionista Nayara Turíbio.

Ao abrir oficialmente o evento, o vice-presidente Matheus Eduart ressaltou que é de grande relevância debater a segurança alimentar. “O Comsea foi criado recentemente para elaborar ações de políticas públicas e resolver essas questões de segurança alimentar. É muito importar falar sobre esse tema, uma situação de muita realidade no município e no país, então espero que todos participem e gostem da Conferência”, ressaltou.

Após a leitura do Regimento Interno, a palestrante Nayara Turíbio fez um balanço dos dados atuais sobre a situação da fome e da alimentação brasileira e do Tocantins, além da situação nutricional da população mundial. A nutricionista também falou sobre as atuais políticas públicas para eliminação da fome no país.

“Segurança alimentar é um tema vasto, mas aqui fiz um apanhado geral com dados, esse tema é sensacional pois eu falo muito sobre comida de verdade. Existe a comida e têm produtos alimentícios, e não é todo alimento que se clarifica como comida”, frisou.

Após a palestra o foram debatidos os eixos de trabalho para levantamento de propostas, que seguiram para plenária. Também foram eleitos os delegados para a conferência estadual: Malba Rodrigues, Eldimar Rodrigues e Raquel Pinheiro da Silva.