2023/12/06 Fundo Municipal de Educação

Educação Municipal implanta Laboratórios de Informática em parceria com a Receita Federal e Undime

Os estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins já tem a garantia do acesso gratuito à internet para pesquisas e buscas para os estudos em computadores e celulares. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Receita Federal e com a União Nacional dos Dirigentes da Educação (Undime) implantou três Laboratórios de Informática no Município.

Os laboratórios foram entregues em uma solenidade nesta quarta-feira, 6, na Escola Municipal Cleyton Maia Barros, que sedia um dos laboratórios. No total, foram entregues 21 computadores distribuídos também no Centro Educacional Sabino Ferreira Medeiros e na Secretaria Municipal de Educação. As escolas também receberam 21 aparelhos de celular. Os equipamentos foram disponibilizados pela Receita Federal, através das solicitações da Undime. A Educação Municipal, por sua vez, elaborou e apresentou os projetos dos laboratórios.

A Prefeitura arcou com a aquisição de monitores, nobreaks e demais assessórios, assim como mesas e cadeiras para a correta disponibilização dos itens aos alunos e professores.

A cerimônia de entrega contou com a participação da secretária municipal de Educação, Shyrleide Maia, o delegado da Receita Federal, Eder Sandro Lima Chaves, o representante da Undime, Edilson Rodrigues, o representante do prefeito Kleber do Sacolão, secretário municipal de Administração Wagner Carvalho, além do diretor da Escola que sediou o evento, Domingos Turíbio e diretor do Centro Educacional Sabino Ferreira Medeiros, Ebson Sousa.

Parceria

A secretária Shyrleide Maia disse que as parcerias que efetivaram o benefício são essenciais para o avanço da Educação.

“Já temos trabalhado há um tempo por esses laboratórios, sendo que recebemos o contato da presidente da Undime para fazermos o projeto solicitando, em parceria com a Receita Federal, que nos doou as CPU’s e celulares frutos de apreensões, para que as escolas possam fazer pesquisas. Assim nós buscamos o prefeito, que abraçou a causa e autorizou a aquisição dos outros materiais. É muito bom que um órgão como a Receita nos ajude, porque nós precisamos realmente, para que possamos atender a comunidade. Isso vai ser de grande importância para nós e agradecemos muito essa parceria”, disse a secretária.

O delegado da Receita, Eder Sandro, reforçou que o órgão tem efetivado essas parcerias nos municípios do Tocantins, revertendo em benefícios os itens que seriam usados para vendas irregulares.

“A gente espera que todos utilizem muito bem, são produtos frutos de apreensão, do crime, os celulares entram no país de forma irregular, sem o pagamento dos devidos tributos, pois tudo que a gente tem na sociedade é remanescente do pagamento dos tributos. A receita é cidadã, tem ajudado a educação do país e temos esse projeto em milhares de escolas. Agradeço ao município pelo esforço em adquirir os demais equipamentos, a Undime pela parceria. Aproveitem ao máximo para estudar e contem com a Receita Federal”, afirmou o delegado.

Em nome do prefeito Kleber, o secretário de Administração Wagner Carvalho, agradeceu a iniciativa. “Quero deixar os agradecimentos à Receita Federal, Undime, Secretaria de Educação, por essa parceria que vai somar muito na vida dessas crianças e vai ser um diferencial na Educação de Ponte Alta”, frisou.

O representante da Undime, Edilson Rodrigues, destacou que o benefício é de importância para a comunidade. “É uma satisfação representar a nossa presidente, Luísa Brasileiro, entregando esse benefício que vai ser usado para o bem, pois a escola terá acesso a esses equipamentos que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e inclusão digital. É uma grande alegria, estou muito feliz e parabenizo a todos os envolvidos”, disse.

Os diretores das escolas municipais beneficiadas, Domingos Turíbio e Ebson Sousa, reforçaram os agradecimentos pelos equipamentos recebidos e falaram da importância dos laboratórios para os alunos e professores.

Alegria

Durante a cerimônia as autoridades e estudantes visitaram o laboratório novinho e puderam registrar o momento. Ansiosos, os alunos demonstraram alegria em ter acesso aos computadores e celulares para a realização das pesquisas.

O momento contou ainda com a assinatura do termo de adesão pelos representantes da Receita Federal e Secretaria de Educação.