2022/06/28 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Com sucesso de público e resultados positivos, Feira Gastronômica e Sesc Cultura movimentam final de semana

O fomento à cultura e a valorização da culinária local aliadas à geração de emprego, renda e lazer à comunidade, estiveram reunidos em só lugar neste final de semana: a Praça Capitão Antônio Mascarenhas foi o palco dos eventos inéditos em Ponte Alta do Tocantins, que proporcionaram ambientes saudáveis aos moradores e visitantes.

A Feira Gastronômica Sabores e Arte Pontealtense foi realizada entre os dias 23 e 25, neste final de semana, em conjunto com o Sesc Cultura em Movimento. Foram três dias de uma extensa programação que reuniu a comunidade em torno da cultura local.

O prefeito Kleber do Sacolão disse que o evento foi proveitoso, pois valorizou a culinária e a cultura do município. “Tivemos muitas oficinas ofertadas pelo Sesc que com certeza deixaram muitos ensinamentos às nossas crianças e jovens, e na gastronomia a nossa culinária tradicional municipal e regional, de forma que o entretenimento e a socialização, após dois anos de pandemia, ocorreram. Os pais e mães de família tiveram um local agradável pela levar seus filhos para brincar, assistir o circo. Foi de grande valia e se Deus quiser ainda no segundo semestre faremos a segunda edição”, destacou o prefeito.

A feira foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com as demais secretarias. O responsável pelo evento, secretário João Fernandes, comemorou o sucesso da festa.

“A feira superou as minhas expectativas, sendo uma das melhores experiências que já tive em relação a resultados. Pensamos esta feira sabendo que poderia dar certo, com alguns percalços, mas apesar de estarmos no fim do mês tivemos muito sucesso. Quando proporcionamos à pessoa que não possui um ponto fixo na cidade um espaço como esse, em que em uma tarde, ela arrecada uma determinada quantidade de dinheiro, isso para nós é gratificante, sendo uma experiência agradabilíssima em relação às nossas iguarias. Nós geramos cerca de 30 empregos diretos e indiretos, além de renda e movimentação financeira”, comemorou.

Barracas

Nos três dias de evento a feira contou com muitas delícias produzidas no município. A Apae expôs os artesanatos confeccionados pelos próprios alunos. O artesanato local foi exposto pela Associação Capim Dourado na Barraca Capim Dourado. A expositora Adrieli ofertou em sua barraca deliciosas panquecas. Já o senhor Alaides comercializou espetinhos e crepe na Barraca Top Espetinhos.

Quem também ofereceu espetinho com feijão tropeiro e mandioca foi a expositora Adaiza. Os sorvetes foram comercializados pelo expositor Aucelio. Na Barraquinha da Vania foi vendido o Arroz Saia Frouxa.

Sanduíches naturais e integrais, tapioca e crepe foram os pontos fortes da Barraca Ponte Fit. Já a Barraca Bom Sabor comercializou queijo mussarela, doce segredo, peixe piabanha e sucos naturais.

Os caldos de vários sabores foram comercializados na Barraca do Flávio. A paçoca de carne de sol foi o item vendido na Barraca da tia Hilda. Sobremesas como trufas de chocolate, brownies recheados, copo da felicidade, pudim e cone trufado foram vendidos na Barraca Lívia Bombons.

A Pastelaria Express ofertou ao público pastéis diversos, e, o cural e outras delícias no cantinho do milho. Bolos recheados e cupcakes foram vendidos na Barraca Mara Bolos. Comidas típicas do Pará foram comercializadas na Barraca Sabores do Pará.

O arroz Maria Isabel, pipoca de leite ninho, torta, pastel e caldo de frango foram vendidos na Barraca Cantinho da Dona Maria. Sobremesas, cremes, sucos, e batida de açaí foram oferecidos na Barraca da Nane. Já a Barraca da Maninha comercializou produtos naturais e crepe. O Açaí Jalapa também esteve presente com a venda de seu produto carro-chefe: o açaí.

Sesc Cultura

Com o apoio da Prefeitura, a equipe do Sesc Cultura em Movimento também proporcionou uma vasta programação ao público no final de semana. Na sexta-feira, 24, durante o dia houve a exposição fotográfica “Essa Terra, Nossa Gente”, do fotógrafo Tharson Lopes. Os brinquedos infláveis ficaram expostos para a criançada durante todo o dia.

Já a intervenção Artística com o Circo Os Kaco ocorreu à tarde, também na Praça central, seguido pelo espetáculo “Histórias Maravilhosas”, apresentado pela contadora de histórias Irma Galhado.

À noite, durante a feira gastronomia, a Banda local Pegada Boa do Swing animou o público com muito forró.

Já no sábado, 25, a exposição fotográfica teve sequência, juntamente com os brinquedos infláveis para as crianças. A noite foi marcada pelo espetáculo “Intervencirco”, com a Companhia Os Kaco.

Oficinas

Ao longo dos dois dias o Sesc também ofertou oficinas abertas ao público, dentre elas, a de Montagem de Portfólio, com Vone Petson; e Introdução ao Vídeo, ministrada por Flaviana Ox e Justino Vettore.

Os moradores também puderam aprender novas técnicas na oficina “Descobrindo a Fotografia, Alfabetização Visual, Câmera e Celular”, com Flaviana Ox; Oficina de contação de histórias, com Irma Galhado; Oficina de Circo, com a Cia Os Kaco; além do animado aulão de dança com o professor Gabriel Lira.