2022/06/24 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Atrações locais e grande público marcam abertura da Feira Gastronômica e Sesc Cultura em Movimento

Foi com grande expectativa, brilho nos olhos e sorriso no rosto que os moradores de Ponte Alta do Tocantins compareceram à Praça Capitão Antônio Mascarenhas no fim da tarde desta quinta-feira, 23. No local uma estrutura foi montada para receber moradores e visitantes, e também para a comercialização das delícias da culinária local na primeira Feira Gastronômica Sabores e Arte Pontealtense, realizada pela Prefeitura.

Em consonância com a feira houve também o primeiro dia do evento Sesc Cultura em Movimento, com diversas atrações promovidas pelo Sesc Tocantins, com o apoio da Prefeitura.

Abertura

A feira foi aberta oficialmente com a apresentação da fanfarra Amilton Barbosa Turíbio, do Colégio Estadual Odolfo Soares. Os alunos saíram da Unidade Escolar em desfile pelas ruas da cidade, acompanhados do cortejo do Circo Os Kaco, que por onde passavam convidavam os moradores a estar presentes no local do evento. Ao som da fanfarra os malabaristas e pernas-de-pau chamaram a atenção de todos com impressionantes equilíbrio e técnica.

A fanfarra dos alunos também não deixou a desejar, e uniformizada, foi conduzida pelo professor Amilton Barbosa, que por sua vez, recebeu homenagens dos estudantes e de toda a comunidade ao chegar ao palco principal montado à frente da feira.

Em seguida um aulão de dança fez o público se movimentar e dançar muito diversos ritmos conduzidos pelo professor da cidade, Gabriel Lira.

No palco as autoridades presentes deram as boas-vindas aos moradores, abrindo oficialmente o evento. Ao lado da primeira-dama Rosana Farias, o prefeito Kleber do Sacolão desejou que o público e expositores aproveitem bem os dias festivos.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui, também demonstrar minha gratidão a todos que se empenharam por este evento, aos secretários, ao Sesc pela parceria que está só começando. Este é um momento ímpar, em que estão reunidos aqui os expositores, o público, e eu enquanto gestor quero dizer que me sinto feliz, pois sei que isso ficará marcado em Ponte Alta. Aproveitem bem esta oportunidade de convivência”, comentou o prefeito.

A supervisora de Cultura do Sesc Tocantins, Veridiana Barreto, reforçou o convite à programação que segue até sábado. “Em nome do presidente do sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, do diretor regional, Marco Antônio Monteiro, de toda a nossa equipe, agradeço a todos, especialmente o público, aos que foram envolvidos no projeto, e só pela primeira noite vemos a potência que vai ser. Que a cidade possa comparecer aos eventos, crianças, jovens, adultos, pois teremos programação durante o dia, atrações à noite, então será muito bom para todos”, convidou.

A vice-prefeita Juliana Gastaldi também deu as boas-vindas ao público e parabenizou o evento. “Quero reforçar a importância deste momento para Ponte Alta, parabenizando o Sesc pela iniciativa, só tenho a agradecer também ao prefeito Kleber. É muito gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas que estão aqui hoje. Também parabenizo os secretários envolvidos pelo empenho e a todos os expositores que abraçaram essa ideia”, disse Juliana.

Também presente na abertura, o presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino (Taquara) elogiou a gestão pela realização da feira. “Hoje é um dia de grande alegria em que a Prefeitura teve a ação de concretizar a ideia dessa feira. Quando o gestor tem iniciativas como essa a sociedade é que ganha”, disse o vereador.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, João Fernandes, falou em nome dos demais secretários presentes. “É uma grande emoção para mim estar vendo hoje a realidade desta feira. É muito gratificante esta parceria com o Sesc. Agradeço também a todos os expositores que estão oferecendo o melhor da culinária pontealtense” ressaltou.

A abertura teve ainda a participação do pároco da cidade, padre Edivaldo Roberto, que realizou uma reflexão, oração e abençoou as autoridades, públicos e expositores. Dentre as autoridades também estiveram os secretários municipais de Obras, Abdon Turíbio; de Educação, Jemima Barreira; de Administração, Wagner Carvalho; e o representante da Saúde, coordenador do Hospital de Pequeno Porte, Aderbal Rodrigues.

Atrações

A programação contou com atrações que animaram o público, como a do ilustre morador e pioneiro de Ponte Alta, seu Miúdo da Rabeca de Buriti, que cantou e tocou canções com a violinha de buriti fabricada por ele. Também se apresentou a dupla pontealtense Tauã e Tocantins, que arrancou aplausos do público com uma sequencia de músicas sertanejas autorais, sendo uma em homenagem à cidade.

A noite foi fechada com um cinema ao ar livre promovido pelo Sesc em que todos puderam prestigiar. As barracas de vendas de comidas tiveram uma grande movimentação no primeiro dia, servindo as delícias originais de Ponte Alta.