2022/06/07 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Ações de conscientização marcam Semana de Meio Ambiente no município

Neste domingo, 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e, a semana anterior foi marcada por uma vasta programação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com foco na conscientização da população para a prevenção dos danos à natureza.

Uma série de atividades educativas e práticas foram realizadas pela equipe da Secretaria, voltada à população. O secretário responsável, Tiago Cunha, reiterou que a gestão municipal tem buscado orientar com clareza todos os moradores.

“Pensando na conscientização ambiental, a Prefeitura vem executando ações que contribuem na orientação às pessoas em relação ao meio ambiente. Nós da Secretaria de Meio Ambiente procuramos fazer isso com bastante ênfase no decorrer de todo o ano. Tivemos parcerias importantes para realizar as ações e somos muito gratos por isso, para que as pessoas possam mudar a consciência em relação à natureza no sentido de prevenir”, comentou Tiago.

Ações

As atividades tiveram início no dia 27 de maio, com a execução do Projeto Foco no Fogo em Ponte Alta, realizado pelo Governo do Estado. Diversas instituições estiveram na cidade orientando, especialmente os moradores da zona rural, quanto aos riscos das queimadas e a necessidade em realizar o manejo do fogo controlado.

Já no dia 31 de maio a Prefeitura distribuiu em pontos estratégicos da cidade lixeiras de grande porte. Com um investimento avaliado de R$ 49.500, os itens adquiridos ampliam a quantidade de locais em que o lixo pode ser armazenado de forma adequada por moradores e comerciantes.

O dia 1º de junho foi marcado pelo início da capacitação da nova Brigada Municipal, um dos mais importantes meios de prevenção e combate ao fogo no período de estiagem. O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros da Defesa Civil Estadual a 10 novos membros da equipe.

Os alunos da Escola Especial Amilson Frazão dos Reis (Apae) também tiveram uma ação prática educativa, com o plantio e doação de mudas na unidade de ensino.

Já nesta sexta-feira, 3, os alunos do Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira apresentaram um lindo teatro sobre o meio ambiente. Durante a semana os estudantes de todas as escolas da rede municipal de ensino também participaram de ações educativas alusivas ao tema.