2022/08/26

Assistência Social promove diversão e interação em passeio do Grupo Renascer

Grupo Renascer

Um dia de muito lazer, integração e alegria para os idosos que pertencem ao Grupo Renascer. Assim foi esta quinta-feira, 25, em Ponte Alta do Tocantins, quando a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um encontro diferente, com direito a passeio, banho no rio, almoço, e claro, muita música.

Logo cedo o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se reuniu para se deslocar até a Fazenda Brejão, localizada a 40km da cidade. Os idosos foram recepcionados pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e pela secretária Rosana Farias com um café da manhã.

Com uma paisagem convidativa para o lazer, banho, sol, sombra e água fresca, os idosos aproveitaram um dia inteiro de atividades. A secretária Rosana frisou que o objetivo é tirar os integrantes do isolamento. “É sempre uma satisfação e uma alegria imensa ver o sorriso no rosto de cada um, esquecendo um pouco as dores, as percas que eles tiveram ao longo da vida, então isso para nós é muito gratificante”, disse.

Alegria

O dia foi iniciado com uma oração conduzida pelo pastor Rosário e com uma roda de conversa mediada pela coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Albanita Barreira. Em seguida os convidados aproveitaram as águas do Rio Balsa, além de dinâmicas, gincanas, brincadeiras e o animado forró com sanfona, zabumba e triângulo tocados pelos próprios idosos.

Um churrasco foi servido durante o almoço que foi prestigiado por todos. Quem aproveitou a companhia dos colegas foi o idoso Erotides Gama. “Estamos com saúde, estar com os colegas, quanto mais venho mais quero participar pois aqui só sinto alegria”, disse o participante.

A idosa Dora Aires Rodrigues está no grupo desde o início e relata a alegria em integrar os encontros. “É uma satisfação enorme participar desse grupo na qual faço parte desde que começou em 2013 e eu gosto muito, de toda essa equipe, da primeira-dama que é muita boa e já nos levou a vários locais e sei que ainda vamos ter muito mais”, comemora.

Participação

A assistente social do Cras, Claudiane Noleto, avaliou o encontro de forma positiva. “Esse foi o nosso primeiro passeio pós-pandemia, um dia de diversão, conversa, interação entre os idosos, trabalhando a socialização para que possam sair do isolamento social e tenham mais alegria”, reforçou.

Para o psicólogo do Cras, Eliodorio Oliveira, o passeio é uma oportunidade de convivência para os idosos. “O objetivo é justamente trazer uma vivência diferenciada para eles, tirá-los do ambiente monótono e fortalecer os laços com dinâmicas diferentes”, completou.