2021/11/11

Município promove oficina de elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e Gravimetria

Oficina realizou a gravimetria do lixo

A Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a Oficina de Gravimetria e de Elaboração e Revisão dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O encontro teve início na Câmara Municipal nesta terça-feira, 9, e na quarta-feira, 10, ocorreu a parte prática na Base da Brigada Civil Municipal.

A oficina teve a participação das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Pindorama e Novo Acordo. O curso foi ministrado pelos instrutores Dalvany Lima, Bruna de Almeida e Marcelo Toscano, do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

O objetivo foi capacitar, no âmbito do MPTO, os municípios para implantação do estudo gravimétrico de resíduos sólidos no sentido de esclarecer a eficiência e eficácia desse projeto na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Durante a abertura, a vice-prefeita de Ponte Alta, Juliana Gastaldi, que no ato representou o prefeito Kleber do Sacolão, deu as boas-vindas aos visitantes. “Obrigada a todos que vieram e nos confiarem esta missão de sediar este evento. Parabenizo aos técnicos do Caoma, este é um projeto muito importante, pois os planos precisam dessa revisão. O país inteiro precisa avança nessa questão dos resíduos sólidos, principalmente nós que somos uma cidade turística”, disse.

O secretário de Meio Ambiente do Município, Tiago Cunha, enfatizou a importância da oficina para todas as cidades, com o intuito de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “É uma grande satisfação o nosso município estar sediando este evento para as demais cidades, esta que é uma preocupação tangente para todos os municípios. Nós só temos a ganhar se soubermos aproveitar e ter produtividade nesta oficina”, comentou o secretário.

A técnica do MPE, Dalvany de Lima, reforçou que é necessário que os municípios se unam para regularizar a situação. “É importante demais termos essa participação, pois é uma agenda que temos que trabalhar em conjunto. O legislativo, os órgãos, a comunidade precisam estar junto. O Ministério Público está trabalhando fortemente essa questão com o projeto ‘Chega de Lixão’. Já fizemos vistorias em todos os municípios do Estado, e a situação continua da mesma forma, com quatro aterros sanitários em todo o Estado”, disse.

Ao longo do dia os participantes debateram e tiraram dúvidas sobre a elaboração e revisão dos planos de resíduos sólidos dentro da realidade de cada Município.

Gravimetria

A parte prática da oficina ocorreu nesta quarta-feira, 10, com o aprendizado quanto à gravimetria, que consiste na separação e a pesagem dos resíduos sólidos produzidos na comunidade. Os participantes realizaram as etapas da metodologia para chegar à porcentagem da produção de cada material.

Os participantes aprenderam na prática como se realiza o processo de pesagem e separação, que deve ser reproduzido em cada município para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A Secretaria de Meio Ambiente de Ponte Alta dará sequencia ao procedimento nesta quinta-feira, 11, para concluir o procedimento e chegar aos números do município.

Participação

A oficina teve a participação dos vereadores de Ponte Alta, Félix Rodrigues e Marcos Barbosa, além dos representantes dos municípios: Santa Tereza, com o secretário de Meio Ambiente Roberto Campos, diretor da Defesa Civil Lucas Oliveiras, e responsável pela empresa de coleta de lixo do município, Joaquim Vieira; Rio Sono, com a secretária de Meio Ambiente Nilza Lino e a auxiliar Nilziane Maia; Novo Acordo, com o secretário de Meio Ambiente José Raimundo Lessa e o diretor Junior Tocantins; Pindorama, com o secretário de Meio Ambiente Félix Ferreira e o engenheiro ambiental Rafael Silva; e Lagoa do Tocantins, com o secretário de Meio Ambiente Benilton Guimarães.

A empresa de consultoria ambiental que assessora o município, Arius Ambiental, também participou do evento. A engenheira ambiental e consultora Dircivânia Marques, reforçou que a oficina tem grande importância porque contribui para a definição de planejamento e gerenciamento ambientalmente adequado acerca dos resíduos sólidos que são gerados pelos municípios. “Além de orientar quanto às exigências da legislação e também pelo ensinamento de como o município pode realizar a gravimetria que identifica os tipos e a quantidade de resíduos produzidos por eles, contribuindo para a elaboração e/ou atualização dos Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos”, completou.