2019/11/18

Cavalgada de Ponte Alta se consolida como uma das maiores do Estado

Cavalgada de Ponte Alta do Tocantins-TO, em comemoração aos 61 anos

ASCOM/ Cleber Matos Fotógrafo

A reunião dos tropeiros em passagem por cidades em comitivas se tornou uma tradição em todo o Brasil. Ao longo da história, os relatos contam de tropas e viajantes que iam para lugares distantes à cavalo. Com isso, a tradição que se tornou histórica ainda é viva, e é lembrada durante as cavalgadas.

O Município de Ponte Alta do Tocantins realiza sua cavalgada anualmente, durante as comemorações de aniversário da Cidade. Neste ano, Ponte Alta completou 61 anos de emancipação política, que foi marcado pela maior cavalgada já realizada na Região.

O sábado, 16, se tornou histórico para a população local, consolidando a cavalgada da Cidade como uma das maiores do Estado. Para o prefeito Kleber do Sacolão, a magnitude do evento demonstra que o Município possui uma economia saudável. “Com certeza isso é um marco para o Município, a maior cavalgada, que claro contou com apoio dos cavaleiros e amigos das cidades vizinhas. Nos esforçamos muito e nos organizamos financeiramente para que tudo isso ocorresse”, disse ele.

Logo no início da tarde as comitivas começaram a se reunir no ponto de partida, que foi a entrada da cidade. De lá, os cavaleiros e amazonas, que desfilaram seus trajes típicos, foram em direção às ruas e avenidas da cidade. A criatividade era notável tanto nos trajes quanto nos adereços dos animais. Carros de boi e até estruturas de palha foram montadas nos veículos, que mostraram a tradição da cultura local.

Participação

Ao lado do prefeito Kleber, quem prestigiou o evento e esteve à frente da cavalgada foi o deputado Federal Vicentinho Junior, e o deputado estadual Cleiton Cardoso. Foram mais de 700 animais. A expectativa era grande dos moradores, que já aguardavam a passagem dos tropeiros nas calçadas das casas e praças da Cidade.

As comitivas se organizaram em grandes grupos, que representam o amor pela cultura sertaneja. A cavalgada teve a participação das comitivas: Tradição Sertaneja, Sistema é Bruto, “Trupica mas não cai”, Pantaneira, Rancho Grande, Muladeiros, e Controle de Arreio.