2022/06/28

Audiência Pública aborda implantação do Núcleo de Atuação Universitária da Unitins em Ponte Alta do TO

O acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade agora se torna a mais nova realidade do município de Ponte Alta do Tocantins. A partir do segundo semestre deste ano os moradores já poderão cursar graduações ofertadas pela Unitins no próprio município. Uma iniciativa inédita na cidade, que será possível com a implantação do Núcleo de Atuação Universitária da Instituição, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Prefeitura de Ponte Alta.

A ação faz parte do programa TO Graduado, do Governo do Estado, que visa a oferta de cursos de nível superior na modalidade de ensino híbrido e modular. No município, o programa funcionará nas instalações do Colégio Estadual Odolfo Soares. Uma audiência Pública realizada na noite desta segunda-feira, 27, na unidade de ensino, esclareceu a toda a comunidade, que foi convidada a participar, como ocorrerá a implantação e quais cursos serão ofertados.

A reunião contou com a presença do reitor da Unitins, Augusto Rezende, prefeito Kleber do Sacolão, deputado estadual Ricardo Ayres, presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino (Taquara), diretora regional de ensino, Araildes Pinto, professora Albanita Barreira, que no ato representou a secretária municipal de Educação, Jemima Barreira, e, do pároco da cidade, padre Edivaldo Roberto, além de secretários municipais, vereadores, profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral.

Parcerias

O prefeito Kleber do Sacolão reiterou a importância da implantação para os moradores de Ponte Alta. “É uma alegria receber toda a equipe da Universidade do Tocantins, e saber que logo os cursos serão instalados no Colégio Odolfo Soares, dando alegria aos nossos jovens, que quando concluem o ensino médio, muitas vezes não podem se instalar em Palmas. Agora fico satisfeito e emocionado por este momento. Logo iremos comemorar a formatura de vários jovens preparados para o mercado e trabalho”, enfatizou.

O deputado estadual Ricardo Ayres destacou que o Governo do Estado vem se empenhando para atuar em um grande programa de ampliação da universidade. “Teremos uma Ponte Alta antes e outra depois do funcionamento da Unitins aqui. Quando damos oportunidade aos filhos daqui, além de melhorarmos a qualidade de vida das pessoas, sinalizamos que teremos um serviço público de mais qualidade no futuro. Esta é uma semente que se planta, com cursos para que possamos atender as demandas locais e Ponte Alta precisa dessa oportunidade para os jovens, para preparar e qualificar a mão de obra, sabendo principalmente da importância do turismo aqui”, comentou o parlamentar.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explicou que o município atende a todos os critérios do programa, que segundo ele, é o maior projeto de incentivo à educação da região norte do país.

“Essa demanda vem da necessidade de levar o ensino superior a lugares que não possuem instituições de graduação, e o governador Wanderlei Barbosa prontamente atendeu, dando essa oportunidade e mostrando a importância do ensino superior na vida de cada um. O que viemos trazer foi uma proposta de cursos superiores em tecnologia, o que significa que as pessoas que tiverem esse diploma poderão fazer concursos em qualquer lugar do Brasil, atendendo também demandas técnicas do município que precisam ser rapidamente preenchidas”, ressalto o reitor.

A importância da implantação também foi pontuada e comemorada pelas demais autoridades presentes.

Núcleo de Atuação

Para a execução do programa, a Seduc disponibilizará a estrutura física das escolas estaduais, onde ocorrerão as atividades, com a liberação de três salas de aula, sala administrativa e sala para laboratório de informática, que será equipada com 25 computadores pela Unitins, que também ofertará a conexão de rede. O laboratório será de uso compartilhado; no período noturno atenderá os cursistas da Unitins e no diurno, os estudantes da escola.

Durante a audiência foram esclarecidas todas as dúvidas à comunidade. Conforme explicou o reitor, Augusto Rezende, inicialmente a Unitins irá ofertar cursos superiores tecnológicos, com duração média de dois anos. A comunidade deve escolher em conjunto os cursos emergenciais com maior aptidão do público local, dentre eles: gestão pública, análise de desenvolvimento de software, gestão de turismo, gestão em mídias e redes sociais, e, gestão em agronegócio.

Para o próximo semestre serão disponibilizados de dois a três cursos, com média de 40 vagas cada, com ingresso por meio de vestibular a ser realizado no próprio município, e com edital previsto para ser publicado no próximo mês. As aulas serão em formato híbrido semipresencial. O programa irá também contratar professores especializados do próprio município, por meio de edital, para atuação no núcleo da cidade.

O reitor Augusto explicou inda a necessidade de envolvimento da comunidade no processo de escolha e motivação para que os jovens possam estudar, e que no próximo ano haverá ampliação dos cursos, inclusive de licenciatura em outras áreas.