2022/03/28 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Ações em educação ambiental marcam Semana da Água em Ponte Alta do Tocantins

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta terça-feira, 22, mas durante toda a semana o município de Ponte Alta do Tocantins desenvolveu ações de educação ambiental. O foco do projeto foram as crianças alunas das instituições de ensino da Rede Municipal de ensino do município e do estado, já que propagam mais rapidamente a preservação em suas famílias, e desde cedo aderem às práticas de conservação do meio ambiente, em especial da água.

As ações realizadas foram palestras sobre a importância e problemática da água no mundo, além da implantação de banco de sementes, doação, e plantio de mudas, e recuperação de nascente na zona rural. O secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, avaliou o desenvolvimento das ações de forma positiva.

“A metodologia deste ano foi diferente, pois antes, durante a pandemia fizemos somente atividades remotas. Além disso nós realizamos ações não somente no dia da água, mas a semana da água, que teve muito êxito, pois as instituições de ensino abraçaram esse projeto. Conseguimos desenvolver as nossas atividades, e vamos ainda colocar em prática novas ações, como o Projeto Reflorestar para a água não acabar, em que já obtivemos as parcerias com as propriedades rurais, que conosco vão plantar mudas em áreas degradadas, reflorestar locais e nascentes, bem como produzir mudas”, disse Thiago.

Ações

A equipe da Secretara Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Brigada Civil Municipal, realizou palestras na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Alcides Rufo, Colégio Estadual Odolfo Soares, Creche Pró-Infância Prof.ª Adelaide Aires da Silva Barros, Pré–Escola Recanto do Saber, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Escola Especial Amilson Frazão dos Reis - APAE Ponte Alta.

No Centro Educacional Sabino Ferreira Medeiros, além da palestra de conscientização, foi lançado também o desafio para produção de sementes em casa pelas crianças, que já começou a ter resultados demonstrados pelos próprios alunos.

Também foram executados plantio e doação de mudas e sacos para a produção de sementes de plantas nativas na Escola Municipal Santa Tereza, localizada no Assentamento Santa Tereza. O local também teve a implantação do banco de sementes.

Os alunos da Unidade Escolar participaram ainda do plantio de mudas para a recuperação de nascente localizada na Chácara Santa Tereza.

O secretário Tiago reforçou que as ações ambientais devem ocorrer durante todo o ano, com a participação de toda a comunidade. “Nós, que estamos à frente de projeto de educação ambiental ficamos felizes em ver o empenho das crianças, que precisam do impulso do poder público, e é isso que estamos fazendo dentro dessas ações”, pontuou.