2022/10/03 Fundo Municipal de Assistência Social

Ações do Setembro Amarelo são realizadas pela Assistência Social

Setembro Amarelo
A Campanha Setembro Amarelo é um alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio, além de problemas emocionais e psicológicos que atingem grande parte da população. Em Ponte Alta do Tocantins ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em alusão ao tema. Os usuários dos programas sociais e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de encontros no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
O psicólogo do Cras, Eliodorio Oliveira, reforçou que é de extrema importância tratar do assunto como uma maneira preventiva. “Foi um mês importante para trazermos informações sobre uma temática que ainda é vista com um tabu na sociedade: o suicídio, um fator de saúde mental e pública, que é uma problemática que enfrentamos. Muitas vezes as pessoas atribuem a consumação do suicídio como algo espiritual, o que na verdade representa outros fatores no indivíduo”, explicou.
Durante todo o mês as crianças, adolescentes e idosos fizeram atividades sobre a campanha e participaram de palestras e reuniões alusivas ao tema, promovendo momentos de conscientização e entendimento. Os usuários ainda tiveram acesso às informações estatísticas, fatores de risco, mitos sobre o tema.