Notícia

2021/06/05 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Ações da Semana do Meio Ambiente têm resultados positivos em Ponte Alta do TO

Ações da Semana do Meio Ambiente têm resultados positivos em Ponte Alta do TO

Nos últimos dias a Secretaria Municipal de Meio Ambiente executou diversas ações voltadas para a preservação ambiental, que culminaram e resultados positivos.

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins está preocupada em fomentar a preservação ambiental junto à população do Município. Por isso a Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nos últimos dias a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho.

Durante a semana várias ações foram executadas em prol da preservação ambiental. No encerramento da Semana, o secretário responsável, Tiago de Sousa, avaliou as ações de forma positiva. “Foi uma programação extensa de ações e projetos lançados, e isso mostrou quão grande é preocupação com o meio ambiente como um todo, e isso não é de agora. Somos muito gratos, pois durante essa semana muitas pessoas abraçaram essa causa, participando para essa transformação e mudança dessas questões. Conseguimos levar às pessoas a importância do que é preservar para não acabar”, ressaltou o secretário.

Uma das conquistas para o Meio Ambiente é a aquisição de uma caminhonete a ser utilizada para o combate ao fogo e demandas da Secretaria. O veículo está em fase de aquisição pela Prefeitura Municipal, por meio de recursos próprios.

Ações

Ao enfatizar as ações, o secretário disse ainda que tem buscando parcerias para a orientação e preservação das questões ambientais. Nesta semana a Secretaria realizou lançamento dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s), que funciona com o descarte correto dos resíduos que iriam parar na natureza, e serão reciclados: pneus, eletrônicos, papelão, vidro, plástico. Tudo isso poderá ser deixado na antiga casa do mel, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

Outra ação foi o lançamento dos projetos “Reflorestar para a água não acabar”, que pretende restaurar áreas de propriedades rurais e foram degradadas, e “Sustentabilidade quanto ao uso de Papel, Água e Energia nos prédios públicos municipais”, que faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), e é um programa que objetiva implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais da Administração Pública, estimulando os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais, por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Ambos os projetos serão executados ao longo de todo o ano. Além disso, a Secretaria irá realizar uma ação junto aos servidores da Prefeitura Municipal: a semana sem descartáveis, que irá enfatizar a não utilização de copos descartáveis durante o expediente, visando que isso se torne um hábito dos servidores.

Nesta semana também ocorreu a capacitação da Brigada Municipal, que contou com a contratação de novos brigadistas que irão combater os incêndios florestais no Município durante o período de estiagem. O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros, e foi encerrado nesta quinta-feira, 3, com aulas práticas.

Mais Imagens


Visualizações: 1192