2021/06/02 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Brigadistas participam de capacitação para o combate ao fogo

O combate ao fogo durante o período de estiagem em Ponte Alta do Tocantins é sempre um desafio para o Poder Público e população. Por isso, a equipe de brigadistas da Prefeitura Municipal ganhou reforços neste ano. Um total de nove homens irão trabalhar no combate, sendo que três já fazem parte da Brigada de forma efetiva, e cinco foram novos contratados.

A equipe está passando pela capacitação para o combate aos incêndios, que também faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente. O curso teve início nesta terça-feira, 1º. Os brigadistas já passaram pela parte teórica e estão agora em campo realizando as ações práticas, que foram acompanhadas pelo prefeito Kleber do Sacolão.

“Temos muitas dificuldades em relação ao fogo durante o período de estiagem, e este ano investimos mais ainda com a contratação de mais pessoas para ajudar neste desafio, e a população também precisa colaborar, evitando a disseminação dos focos, sempre em contato com os órgãos responsáveis. A Administração é parceira da população em todos os sentidos, e este é mais um trabalho realizado com muito esforço de toda a equipe”, reforça o prefeito Kleber.

Durante a abertura do curso, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago de Sousa, ressaltou que a dedicação da equipe é fundamental para o combate aos incêndios. “A importância que é esse treinamento para que vocês venham se capacitar para estar nos ajudando durante esses meses que estarão nesse serviço árduo, que precisa realmente do esforço e da coragem de enfrentar o fogo, e não é fácil”, disse ele.

A formação é ministrada pelo Sargento Vianei de Souza Silva e pelo Soldado Rangel Neponuceno, da 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros, de Porto Nacional. “Aqui já temos alguns que são veteranos de brigada e nesse trabalho a experiência é muito importante, e vamos estar demonstrando como fazer esse combate. É uma situação bastante desafiadora, mas também é muito gratificante”, ressalta o Sargento ao iniciar o curso.

O curso será encerrado nesta quinta, 3, com mais um dia de aula prática.