2021/06/02

Projetos de sustentabilidade são lançados durante Semana do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está lançando projetos voltados à população e servidores públicos, que serão desenvolvidos ao longo do ano em Ponte Alta do Tocantins. Os projetos fazem parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, garantindo às próximas gerações recursos naturais no Município.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem como responsável o secretário Tiago de Sousa, estará à frente das ações que acontecerão ao longo do ano, mas que precisam da colaboração de todos os moradores. “Enquanto Secretaria, quando viabilizamos esses projetos, tudo o que for relacionado à melhoria e preservação do meio ambiente é válido, porque a Administração pública é preocupada com o meio ambiente, e só mostra o nosso comprometimento em relação à isso”, disse.

Um dos projetos é o “Reflorestar para a Água não Acabar”, que visa recuperar nascentes por meio do plantio de mudas em locais degradados.

Serão realizadas recuperação de nascentes e matas ciliares em córregos e rios na zona rural, em chácaras e fazendas do Município. Tudo ocorrerá também em parceria com os produtores rurais. “Vamos buscar recuperar áreas degradadas para que a gente possa reflorestar onde há a degradação ambiental, juntamente com as propriedades rurais”, explica o secretário.

Outro projeto a ser desenvolvido é voltado para a redução de produção de resíduos sólidos nas repartições públicas do Município. Por meio dele, será possível a diminuição e otimização quanto ao uso de papel, água e energia dos prédios públicos municipais, e será desenvolvido ao longo do ano junto aos servidores.

O Projeto, conforme explica o secretário Tiago, é totalmente viável economicamente e ambientalmente, e faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que é um programa que objetiva implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais da Administração Pública, estimulando os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais, por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.