2023/03/22 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Ação do Projeto ‘Reflorestar para a Água não acabar’ é realizada em Ponte Alta

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22, contou com uma comemoração prática e especial em Ponte Alta do Tocantins. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma ação do Projeto ‘Reflorestar para a Água não acabar’.

As equipes das secretarias executaram o plantio de dez mudas nativas, às margens do Córrego afluente do resfriado, na região do resfriado, que fica a cerca de 1 km da zona urbana. A Chácara Paraíso de propriedade do produtor rural Eufrônio Barbosa Turibio, foi a escolhida para a realização do reflorestamento de nascentes, já que a vegetação contribui para a preservação dos rios e córregos.

O objetivo do projeto é a recuperação de nascentes e das matas ciliares, levando as práticas de conservação ambiental para os produtores rurais que serão contemplados com o projeto.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, falou da relevância de as pessoas da comunidade contribuírem com a preservação. “Diante de todos os acontecidos com a água nos últimos anos, essa é uma ação que visa a cultivar para cuidar do consumo da água, para que no futuro possa ter água e que as pessoas possam usar esse recurso finito de forma consciente. O Poder Público tem essa preocupação, mas toda a população precisa ajudar e consumir com o zelo e cuidado”, frisou.

O Projeto vai abranger outras regiões rurais, em parceria com os proprietários locais.