2020/01/17

46 mil peixes são soltos nos rios Balsa e Ponte Alta por meio de solicitação da Prefeitura Municipal

Os rios Ponte Alta e Balsa, localizados no Município de Ponte Alta do Tocantins, receberam na manhã da última quarta-feira, 15, mais de 46 mil peixes. A soltura foi realizada pela Usina Hidrelétrica Isamu Ikeda, por meio de solicitação da Secretaria Municipal do Turismo e Meio-ambiente. O prefeito Kleber do Sacolão, juntamente com o vereador Adeltino Melquiades (Ríco), e secretária Municipal de Meio-ambiente e turismo Dircivania Marques, acompanhou a soltura dos peixes das espécies pacu-caranha e surubim-pintado.

A equipe municipal foi recebida na sede da usina pelo engenheiro ambiental, Marcio Pontes e pelo mantenedor, João Batista, que repassaram todas as orientações técnicas de segurança.

A soltura foi realizada acima da usina nos rios Balsa e Ponte Alta. O prefeito Kleber do Sacolão fez questão de soltar a primeira leva de peixes, seguido da secretária de Meio-ambiente e Turismo Dircivania Marques e do vereador Adeltino Melquiades.

A solicitação da Prefeitura teve como objetivo levar mais vida aos rios e nascentes, aproveitando a época da reprodução dos peixes (piracema), e faz parte do programa de revitalização da zona urbana, e do rio Ponte Alta, que também é ação da Secretaria. A Pasta também tem realizado outras ações ambientais, como palestras em escolas, plantio de arvores, e separação do lixo reciclável, com o intuito de recuperar o meio-ambiente para garantir que gerações futuras tenham melhor qualidade de vida.

Para o Prefeito Kleber do Sacolão esse momento é impar, pois está devolvendo à natureza a sua possibilidade de se reconstruir, e afirmou: “essa é uma de muitas ações que devemos realizar para que assim possamos diminuir o impacto ambiental causado pela ações do homem à natureza”, pontuou.

A secretária de Meio-ambiente e Turismo, Dircivania Marques, destacou que assim “busca promover o equilíbrio ambiental da ictiofauna permitindo sua reprodução e repovoamento, com isso no futuro garantirá aos ribeirinhos a pesca de subsistência, também visa estimular a preservação e defesa do meio ambiente”.

O engenheiro ambiental, Marcio Pontes, explicou que “a soltura é importante para repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da reprodução das espécies nativas, e que a solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

Usina Hidrelétrica Isamu Ikeda

Fica localizada entre os municípios de Ponte Alta do Tocantins e Monte do Carmo, entre serras. Na época de sua construção, seu acesso era difícil. Para se ter uma ideia, era necessário a criação de um aeroporto, mas encontravam-se terras planas à aproximadamente 15 quilômetros do canteiro de obras. Foi criado, então, uma usina com capacidade de geração de 30 megawatts.

Foi construída em 1982, pelo o governador Mauro Borges, quando a região ainda era parte do estado de Goiás.

O seu nome deve-se ao engenheiro que a projetou, que em certo dia, dando uma volta no lago formado pela barragem do rio de canoa, a mesma afundou e o engenheiro veio a óbito.

Fonte: Cleber Matos Fotógrafo