Notícia

2020/01/09

Cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares

Cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins, através da secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ponte Alta do Tocantins (CMDCA) deram posse aos novos conselheiros tutelares do município nesta quinta-feira, 09/01.

A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença da secretária de Assistência Social Rosana Farias, que representou o prefeito Kleber do Sacolão, o presidente do CMDCA José Marcos Tavares, o presidente da Câmara Municipal Railton Faustino (Taquara), e o comandante da Policia Militar de Ponte Alta do Tocantins, Capitão Raimundo Gonçalves, novos membros do Conselho Tutelar, demais autoridades municipais, secretários, vereadores, e comunidade em geral.

Os membros foram eleitos no último mês de outubro para o quadriênio 2020-2023. Entre as atribuições dos conselheiros está atender e aconselhar pais ou responsáveis; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social e segurança; assessorar o Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência e ao Ministério Público fato que constituam infrações administrativas ou penais.

A secretária de Assistência Social, Rosana Farias, parabenizou os novos membros, destacando que há muitos desafios, mais a prefeitura estará sempre à disposição é de portas abertas para ajudar, e ressaltou “que somos uma equipe e que juntos somos mais fortes e sozinhos não fazemos nada”.

O presidente da Câmara Railton Faustino, parabenizou os novos membros escolhidos pelo voto popular, mesmo processo que passam os vereadores, e falou que a Câmara Municipal sempre estará adisposição para ajudar no que for preciso pra contribuir no desenvolvimento desse trabalho: “sei da importância do conselho tutelar, sei que vivemos em uma época difícil, onde o acesso a meios eletrônicos acabam dificultando a educação de nossas crianças e adolescentes, mais com empenho sei que todos farão um trabalho perfeito”, pontuou.

Segundo o presidente do CMDCA José Marcos Tavares, “esse é um momento de reflexão momento esse impar, pois faz cumprir a doutrina da proteção integral da criança e do adolescente registrada no Estatuto da lei nº 169/1, aonde o mesmo fez uma resumo de onde e como começou todos os direito das criança e do adolescente, que tem como a finalidade de promover atendimento qualificado às famílias.
Sempre estarei a disposição dos conselheiros e sempre esteve pra ajudar no que for preciso pois fui conselheiro tutelar e sei das dificuldades, mais em parceria toda dificuldade pode ser vencida”.
O juramento do Conselheiro Tutelar foi conduzido pelo novo membro Anderlan Ramos e repetido pelos demais novos membros, e assim foi realizado a assinatura de posse e entrega dos certificados pela mesa aos conselheiros tutelares.

Foram empossados:

Anderlan Ramos Gouveia

Zuleide Alves Pereira

Eliabe Araújo da Cruz

Lucineide Dantas Fontoura

Núbia Avelino da Silva

O encerramento foi realizado pelo diretor do Cras Jaime Carvalho que cantou um hino de adoração “Agradeço” em homenagem aos novos conselheiros e coffee breakfoi servidos a todos.

Fonte: Cleber Matos Fotógrafo


Visualizações: 2365