2021/11/26

3ª Conferência Municipal de Educação é realizada em Ponte Alta do Tocantins

Com o tema “Plano Municipal de Educação: monitoramento, avaliação e proposições políticas para a garantia do direito à educação de qualidade”, foi realizada na noite desta quinta-feira, 25, a 3ª Conferência Municipal de Educação de Ponte Alta do Tocantins. O evento ocorreu na Escola Municipal Cleyton Maia Barros, e contou com a presença de membros de associações e conselhos, além de servidores da educação e comunidade em geral.

A Conferência é um momento de gestão democrática, que tem como objetivo central promover o diálogo a respeito do Plano Municipal de Educação, buscando sugestões de políticas públicas para o município na área educacional.

Na ocasião foram apresentados os presidentes das associações e conselhos das unidades escolares:  Domingos Jacobino (Escola Cleyton Maia); Sirlene Alves (Creche Próinfancia Adelaide Aires da Silva Barros); Deusirene Ribeiro (Escola Sabino Ferreira Medeiros); Larissa Rodrigues (Escola Recanto do Saber); Eila Márcia (escolas da zona rural); além da representante do Conselho do Fundeb, Osmarina, no ato representada pelo Vice presidente Ebson Soares, e do Conselho Municipal, Lucília Turíbio.

A vice-prefeita Juliana Gastaldi, esteve presente e reforçou a importância da participação da comunidade na Conferência. “Temos duas oportunidades de falar o que queremos: uma é na hora do voto, e outra na hora das conferências, em que a sociedade pode falar e fazer críticas construtivas, com direito de voz em grupo”, disse.

O secretário Municipal de Administração, Wagner Carvalho, e o vereador Wesley  Florêncio,   também participaram do evento. A secretária Municipal de Educação, Jemima Barreira, enfatizou que o município tem avançado no âmbito da educação, destacando que a gestão do prefeito Kleber tem dado prioridade com infraestrutura, reforma das escolas transporte escolar, e compra de equipamentos.

“Trabalhamos muito por nossa comunidade e quem lucra é a população. A conferência é importante para analisar o andamento da educação do município, avaliando as 20 metas do nosso Plano, aquilo que nós alcançamos. Ponte Alta tem uma boa estrutura, os resultados e índices estão bons, considerando que o Ideb está 5.1 e a meta era 4.1, vimos que estamos bem, só progredimos. Os professores estão recebendo pelo piso e tiveram progressões, temos um trabalho de formação continuada intenso, então acho que estamos no caminho certo e tempos tudo para iniciar 2022 com uma infraestrutura melhor para alunos e professores”, comentou.

Os participantes também prestigiaram uma videoconferência com o professor Me. e doutorando da Universidade de Coimbra, Adaíres Rodrigues, que abordou a importância dos debates durante a conferência, que pretende avaliar o Plano Municipal de Educação, bem como apresentar propostas para o plano subsequente dentro da realidade do município.

Conferência

A inspetora escolar Fátima Aparecida apresentou os programas e a situação de cada um no município, bem como a prestação de contas das parcelas recebidas, seguido pela prestação de contas da merenda escolar realizada pela nutricionista Naiara Turíbio e pela diretora da merenda, Eva Carvalho.

Na sequência, foram realizados os encaminhamentos e estudos dirigidos nos Grupos de Trabalho, que foram divididos com os temas: Alfabetização, Educação Infantil e Diversidade Educação Especial; Formação Continuada, Formação Inicial e Educação Superior; Gestão Democrática, e Financiamento da Educação; Ensino Fundamental, Qualidade da Educação Básica/ Ideb, Educação de Jovens e Adultos e Educação de Tempo Integral.

A Conferência foi finalizada com a revisão dos textos e plenária, quando foram discutidas as 20 metas e 296 estratégias da educação municipal para que possibilite os ajustes e replanejamentos necessários para o cumprimento do Plano que é Lei.

Ao final foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Educação: Larissa Rodrigues e Hércules Pereira.