2021/11/25

Prefeito Kleber confirma apoio do Poder Público Municipal à empresa que irá implantar indústria sustentável

O prefeito Kleber do Sacolão recebeu no gabinete da Prefeitura a equipe de representantes da empresa Surya Brasil na manhã desta quinta-feira, 25. A empresa é referência internacional e com sede no Brasil, na fabricação de produtos veganos, naturais e orgânicos certificados e elaborados para proporcionar beleza, saúde e qualidade de vida, e, pretende implantar em Ponte Alta do TO uma indústria para fabricação de matéria-prima como óleos, manteigas e extratos vegetais, para a produção dos cosméticos.

O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Wagner Carvalho (Administração), João Fernandes (Turismo), e Tiago Cunho (Meio Ambiente), além do assessor jurídico Matheus Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino (Taquara).

Também participou da reunião o empresário Anízio Augusto, proprietário da Agência de Turismo Nature Eco Tur, que pretende firmar parceria com a empresa e com a Gestão Municipal, já que adotou princípios ambientais para o atendimento aos turistas, como o plantio de mudas do cerrado, repovoamento do Rio Ponte Alta, e tem o objetivo de, junto com demais empresários, criar um centro de reabilitação de animais silvestres no município.

Durante a reunião o gerente administrativo da empresa, Amauri Braga, e, o assessor jurídico Fernando Silva, solicitaram à Gestão a concessão de um terreno para a implantação da indústria, que irá gerar cerca de 40 empregos diretos inicialmente, e irá produzir óleos vegetais de forma sustentável com as frutas produzidas na região.

O arquiteto responsável pelo projeto de construção da indústria, Luíz Hildebrando, apresentou o planejamento e espaço necessário para a implantação.

Preocupado com as questões ambientais, o prefeito Kleber avaliou a implantação de forma positiva para o município e se colocou à disposição da indústria. “Uma das coisas que mais me tocou nesse projeto é a conscientização para a comunidade em relação à sustentabilidade, e nossa preocupação é imensa com o desmatamento, o uso do Jalapão. Essa indústria e essa forma de explorar o cerrado é muito interessante, e nós como gestão queremos ser parceiros para conscientizar o uso do turismo para conservar o nosso bioma. No que depender de nós, é isso que queremos, a geração de emprego e renda de forma sustentável”, comentou o gestor.

A concessão de uso do terreno teve resposta positiva do prefeito, mas depende do trâmite que envolve a formalização do projeto da indústria, a elaboração de um memorial descritivo da área, seguido da criação de um projeto de lei e aprovação da Câmara Municipal. O objetivo é que o investimento traga retorno com a geração de renda e emprego, além do uso sustentável do terreno.

O assessor jurídico da Surya, Fernando Silva, ressaltou que a reunião foi produtiva. “É uma cidade que a gente escolheu, então gostaríamos de verificar a possibilidade de a gestão nos ceder o espaço. Fomos muito bem atendidos pelo prefeito e secretários, apresentando o Briefing do projeto que logo após a escolha do local, iremos formalizar”, concluiu.