2019/08/15

Secretária Municipal de Educação participa de Fórum da Undime

Membros do Conselho do Tocantins
SECOM/Cleber Matos

A secretária Municipal de Educação de Ponte Alta do Tocantins, Jemima Barreira, participa nesta semana do 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que está sendo realizado na Costa da Sauípe- BA. A secretária é membro do Conselho Nacional de Representantes, que é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF.
A entidade tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Seus princípios são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.
Logo, quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.
O fórum traz como temática: “Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”, e segue até o dia 16 de agosto.